A apicectomia, também referida como cirurgia periapical, é um procedimento cirúrgico que se efetua ao nível do ápice da raiz dos dentes (término ou ponta das raízes), tendo como objetivo remover lesões intraósseas de origem infeciosa que se formam junto dessa zona, e que vão destruindo o osso maxilar ou mandibular.
Quando um exame e consequentemente o laudo do exame mostra que há uma rarefação óssea periapical, significa que tem uma reabsorção óssea ao redor da ponta da raiz. Essa reabsorção normalmente ocorre como resposta à um processo infeccioso.
Como o procedimento é realizado? Normalmente o processo é rápido, como Alexandre explica: “o dentista acessa a ponta da raiz levantando uma pequena área da gengiva, visualizando a região infeccionada, e removendo todo o tecido necessário com brocas ou ultrassom”. Após isso, obtura-se a ponta da raiz que sobrou.
Por que ocorre essa lesão na ponta da raiz? Nessa região da raiz, existe um orifício pelo qual passam vasos e nervos que vão nutrir a polpa dentária. Quando a polpa está infectada, a região do ápice também poderá estar infectada e aí se forma um processo inflamatório.
Os dentistas utilizam um anestésico local para amortecer a área da boca onde a extração ocorrerá. Na extração simples, uma vez que a área é anestesiada, o dente é descolado do osso com um tipo de alavanca, e então extraído com um fórceps dentário.
Colgate® PerioGard é uma solução bucal antibacteriana com ação comprovadamente segura na eliminação dos germes que causam a gengivite e a progressão de doenças periodontais. Uso recomendado por no máximo 21 dias.
Sintomas da doença periodontal