O que angiopatia cerebral? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A angiopatia amilóide cerebral (AAC) ou angiopatia congofílica consiste na deposição de amilóide nas camadas média e adventícia das pequenas artérias e arteríolas encefálicas ou leptomeníngeas. Apresenta-se habitualmente como hemorragias cerebrais, às vezes múltiplas, em pacientes idosos e normotensos.
Quais os sintomas da angiopatia?
A angiopatia amiloide associada a inflamação é uma doença rara que tipicamente afeta pacientes entre 60-80 anos, sem predileção por sexo, manifestando-se clinicamente por declínio cognitivo subagudo, cefaleia, convulsão, déficits neurológicos focais e manifestações neuropsiquiátricas(3-7).
O que é microangiopatia?
A microangiopatia cerebral é um reflexo da mudança patológica dos pequenos vasos cerebrais, o que inclui pequenas artérias, arteríolas, capilares e vênulas. Isso está associado com lesões de matéria branca, infartos lacunares, e, mais recentemente descrito, também com microssangramentos.
Qual o tratamento para angiopatia amilóide?
Não existe tratamento para a angiopatia amilóide cerebral, sendo que, os tratamentos visam o alívio da sintomatologia associada.
O que causa angiopatia?
A angiopatia amiloide cerebral (AAC) é causadora de boa parte dos acidentes vasculares cerebrais não traumáticos e hemorragias cerebrais primárias em pacientes com pressão arterial dentro da normalidade (normotensos) e idosos.
O que é amiloidose primária?
A amiloidose primária sistêmica (tipo AL) é uma discrasia de célula plasmática com envolvimento multissistêmico, progressão rápida e sobrevida curta. As fibrilas de amiloide são compostas de cadeia leve monoclonal. A mais encontrada é a lambda, numa proporção de 2:1 em relação à kappa.