Como já foi mencionado anteriormente, se o seu papagaio ingere um alimento proibido, este produzirá alguma toxicidade e uma série de reações adversas que podem comprometer o seu estado de saúde. Alguns dos sintomas que indicam que o seu papagaio está doente são os seguintes: Pouca mobilidade. Olhos semi-fechados.
Cada espécie de pássaro necessita de um tipo de alimento, geralmente à base de grãos. Porém, algumas espécies se alimentam de insetos, ovos e até carne moída. ... É preciso complementar sua alimentação com frutas e verduras.
Normalmente, ele come vegetais folhosos como espinafre, brócolis ou couve. Você pode dar alface, embora o consumo contínuo dessa verdura possa causar diarreia. As raízes também são boas como alimento, por exemplo, a cenoura, o aipo e a couve-flor.
Café e chá são considerados alimentos proibidos para papagaios, devido ao seu alto teor de cafeína, que causam hiperatividade nesses animais, o que poderia levar a problemas cardíacos.
Frutas: muitas frutas podem fazer parte da dieta do seu papagaio. Entre elas, podemos citar maçã, banana, pêra, mamão e melão; Verduras: folhas como espinafre, alface, brócolis e escarola também estão liberados; Legumes: alguns legumes, como a cenoura, a abobrinha e a batata, também são indicados.
Geralmente indica que o papagaio está excitado, seja por ansiedade, curiosidade face a uma nova situação ou agressividade.