SUBSTÂNCIA FUNDAMENTAL AMORFA: Componentes que formam essa substância: glicosaminoglicanos, proteoglicanos, glicoproteínas, água e íons. É incolor e viscosa, preenche espaços entre fibras e células do tecido conjuntivo. A sua função é lubrificar e fazer uma barreira à penetração de microrganismos invasores.
Em morfologia, amorfa significa assimétrico. Acredito que amorfa, nesse contexto, queira dizer que é uma matriz (ou seja, o contingente citoplasmático) sem uma forma definida, já que o prefixo "a" significa negação.
Material amorfo ou substância amorfa é a designação dada à estrutura que não têm ordenação espacial a longa distância (em termos atômicos), como os sólidos regulares. ... Exemplos de substâncias amorfas: parafina, sabões, vidro, vários polímeros (poliestireno por exemplo).
– Cristalinos: compostos por átomos, moléculas ou íons arranjados de uma forma periódica em três dimensões. As posições ocupadas seguem uma ordenação que se repete para grandes distâncias atômicas (de longo alcance). – Amorfos: compostos por átomos, moléculas ou íons que não apresentam uma ordenação de longo alcance.
Os materiais cristalinos normalmente apresentam temperatura constante durante a fusão, ou seja, apresentam ponto de fusão bastante específico. Os materiais amorfos normalmente não apresentam temperatura constante durante a fusão.
A estrutura cristalina de um sólido é a designação dada ao conjunto de propriedades que resultam da forma como estão espacialmente ordenados os átomos ou moléculas que o constituem.
Um material cristalino, independente do tipo de ligação encontrada no mesmo, caracteriza- se por apresentar um agrupamento ordenado de seus átomos, íons ou moléculas, que se repete nas três dimensões.
Estrutura Cristalina
As estruturas cristalinas mais comuns em metais são:
Redes cristalinas são caracterizadas por vetores que geram toda a rede a partir de uma base. A rede gerada por esses vetores primitivos é chamada de Rede de Bravais. Na rede de Bravais, qualquer ponto deve ser equivalente. Os “pontos” da rede de Bravais podem ser átomos, íons, moléculas…
Há sete sistemas cristalinos, chamados de: cúbico, tetragonal, ortorrômbico, hexagonal, trigonal, monoclínico e triclínico. Eles se subdividem em um total de 32 classes cristalinas. Sistema cristalino em que há três eixos cristalográficos de mesmo tamanho e mutuamente perpendiculares.
O processo de formação de cristais começa quando o magma que está no centro da terra encontra um caminho pelas fendas e fissuras para a superfície. ... Nesse processo da rocha, algumas vezes são formadas cavidades com a água que penetra da superfície em direção a subsolo e é aí que começa a formação do cristal.
A simetria é visualizada através dos elementos e operações de simetria As três operações fundamentais de simetria reconhecidas nos cristais, e seus respectivos elementos, são: Rotação: elemento eixo (fig. a) Reflexão: elemento plano (fig. b) Inversão: elemento centro (fig.
Cristal: Formados quando há um ambiente favorável (lento aquecimento). Os grupos de átomos (moléculas) se juntam em forma ordenada. É definido numa geometria em que as faces são planas. nem todo mineral se apresenta em forma de cristais”.
Cristais são substâncias que manifestam uma forma exterior poliédrica devido à estruturação interna de seus átomos. ... No entanto, o conceito de cristal é mais amplo e o termo descreve qualquer sólido com uma estrutura interna ordenada sistemática, a despeito dele possuir ou não faces externas regulares.
A Cristalografia, que é o estudo dos cristais e de suas estruturas e propriedades, é uma área do conhecimento que antecede a ciência moderna. ... É vital compreender por que materiais cristalinos e não cristalinos se comportam de modos diferentes, já que o comportamento é fortemente ligado à estrutura cristalina.
Um cristal é uma porção de matéria cristalina limitada por faces naturais. ... Derivado da anterior, um mineral é constituído por matéria cristalina. Um mineral tem composição química definida (pode, é certo, variar entre limites bem definidos).
Afastado do calor do centro do planeta, o magma começa a se resfriar, dando origem às rochas. Algumas vezes também são formadas cavidades com a água que penetra no subsolo a partir da superfície – e é nessas cavidades que aparecem os cristais, pois o líquido represado por elas é rico em minerais dissolvidos das rochas.
A maior parte da areia que existe na Terra é formada por fragmentos de quartzo. Esse mineral é encontrado em quase todas as rochas ígneas, metamórficas e sedimentares, além de ser um dos principais componentes do granito. Ele já foi encontrado também em meteoritos e em algumas rochas recolhidas na Lua.
Resumindo: as pedras crescem na fase de formação de cristais por resfriamento de lava ou por evaporação de uma solução. Depois de formadas, o normal é não sofrerem mudança de volume, mas, em certas condições, podem aumentar e até diminuir de tamanho.