A polinização é o processo em que o grão de pólen é levado até a região onde está o gameta feminino da planta. Nas angiospermas, podemos definir como a transferência do grão de pólen da parte masculina de uma flor para a parte feminina, ou seja, da antera até o estigma.
A polinização é a transferência do pólen (gameta masculino) da estrutura reprodutiva masculina de uma flor (antera) para a estrutura reprodutiva feminina (estigma) da mesma flor ou de outras flores da mesma espécie. ... Na grande maioria dos casos, entre os animais polinizadores, nenhum é mais eficiente do que a abelha.
Resposta: A planta B, pois as características cor e odor servem para atrair agentes polinizadores, enquanto a planta A está mais adaptada à polinização anemófila.
A polinização pelo vento, conhecida como anemofilia, é o tipo de polinização de quase 20% das espécies de plantas com flores (angiospermas). Para facilitar o voo do pólen, algumas características das plantas anemófilas são necessárias, principalmente relacionadas à suas flores.
Psicofilia – polinização cujo agente dispersor de pólen é a borboleta; ... Muitas plantas polinizadas por insetos apresentam pétalas pigmentadas de azul ou amarelo, produzindo também substâncias aromáticas que atraem os insetos (animais com olfato bem desenvolvido).
angiospermas
Explique o papel da água nesse processo. Nas Gimnospermas e Angiospermas, a polinização é uma etapa da reprodução. ... Gimnospermas e Angiospermas não dependem da água para a reprodução, o transporte do grão de pólen de uma planta para outra pode ocorrer pelo vento, por meio de insetos e animais como morcego, beija-flor,..
Hidrofilia: Quando a polinização ocorre através da água. Geralmente está associada com plantas aquáticas. Pode ocorrer na superfície ou sob a água. Nesse tipo de polinização, o grão de pólen flua ou boia até encontrar o estigma.
A forma mais frequente de polinização em goiabeira é a polinização cruzada, segundo Dasarathy (1951) e Balasubrahmanyan (1959). ... Entretanto, Boti (2001) sugere que não há autoincompatibilidade em goiabeira, o que reforça hipóteses de autopolinização como sistema reprodutivo da espécie (Singh e Sehgal, 1968).
Resposta. polinização cruzada distingue-se da autopolinização porque no primeiro caso, o pólen de uma flor fecunda o estigma de outra flor, de um mesmo indivíduo ou de outro. O agente principal da polinização cruzada é o vento, mas em algumas espécies, insetos e pássaros são importantes.
A polinização cruzada distingue-se da autopolinização porque no primeiro caso, o pólen de uma flor fecunda o estigma de outra flor, de um mesmo indivíduo ou de outro. ... O agente principal da polinização cruzada é o vento, mas em algumas espécies, insetos e pássaros são importantes.
Os frutos derivam do ovário das flores. Após a fecundação dos óvulos em seu interior, o ovário inicia um crescimento, acompanhado de uma modificação de seus tecidos provocada pela influência de hormônios vegetais, que interferem na estrutura, consistência, cores e sabores, dando origem ao fruto.