O vidro não é exatamente uma invenção. ... Os primeiros registros datam de 7 mil anos atrás quando mercadores fenícios descobriram o vidro ao fazerem uma fogueira na areia da praia. Fogo + areia + nitrato de sódio deu vidro.
Os primeiros espelhos de vidro só surgiriam no início do século 14, criados por artesãos de Veneza, na Itália, que desenvolveram uma mistura de estanho e mercúrio que, aplicada sobre um vidro plano, formava uma fina camada refletora.
Nancy Maria Donaldson Johnson
Foi na China de 4 000 anos atrás, quando uma sobremesa à base de leite e arroz foi congelada na neve. Rapidamente a delícia ganhou prestígio, mas apenas entre a nobreza, que podia dispor de leite (então uma mercadoria cara) e tinha como conservar a neve até o verão, valendo-se de câmaras frigoríficas subterrâneas.
No Brasil, os cariocas foram os primeiros a experimentar a delícia gelada que vinha ganhando o mundo. Em 1834, o navio americano Madagascar, vindo de Boston, aportou na cidade do Rio de Janeiro com cerca de 200 toneladas de gelo em blocos. O objetivo: fazer sorvete, claro!
O primeiro cone surgiu em 1896, em Nova York (Estados Unidos). O responsável pela invenção foi o italiano Italo Marchiony – ele recebeu a patente pelo produto em 1903. Mas a casquinha de waffle criada por ele tinha um formato mais parecido com o de um copo.
China
A origem está no árabe shurba, que passou ao turco sherbet e daí ao italiano sorbetto, que, por sua vez, deu o francês sorbet. O português "sorvete" pode ter vindo diretamente do italiano ou do francês e teve ainda a influência analógica do verbo "sorver", já que o sorvete é um alimento que se sorve.
No século 17, quando o monarca Francisco I esteve em campanha na Itália, decidiu levar para seu filho, o Duque de Orleans, uma noiva, Catarina de Médicis. A ela atribui-se a introdução do sorvete na França. Neste mesmo país, em 1660, Procopio Coltelli inaugurou, em Paris, a primeira sorveteria do mundo.
No século 17, quando o monarca Francisco I esteve em campanha na Itália, decidiu levar para seu filho, o Duque de Orleans, uma noiva, Catarina de Médicis. A ela atribui-se a introdução do sorvete na França. Neste mesmo país, em 1660, Procopio Coltelli inaugurou, em Paris, a primeira sorveteria do mundo.
Na verdade, essa refrescante sobremesa nos remete à China, há cerca de 3 mil anos. A origem do sorvete está relacionada à neve. A delícia era preparada apenas com suco de frutas, mel e neve, formando uma espécie de raspadinha nutritiva.
Giuseppe Tortoni
O sorvete napolitano foi assim nomeado no final do século XIX como reflexo de sua suposta origem na culinária da cidade italiana de Nápoles e os muitos imigrantes napolitanos que levaram seu conhecimento na preparação de sorvete (gelato) para os Estados Unidos e outros lugares.
O sorvete Napolitano é o queridinho dos brasileiros 🇧🇷, sendo composto de 3 deliciosos sabores (chocolate, creme e morango).
Você sabia que o sorvete foi inventado muito antes da geladeira e do freezer? Isso mesmo! Embora a origem dessa delícia refrescante tenha se perdido no tempo, é provável que o sorvete tenha surgido na China há cerca de 3.
1947
"No princípio a refrigeração era primitiva e fazia uso do gelo natural. ... Este método de armazenamento era utilizado pelos Romanos, e até mesmo durante o último século [XIX] havia um considerável transporte de gelo da Noruega, Canadá, e outros países onde os lagos gelavam durante o Inverno."
As pessoas conservavam os alimentos antes da invenção da geladeira por meio do uso do sal, por exemplo, que era parte do pagamento dos soldados romanos. ... A produção de alimentos secos (sem água), tal como de pães, acabava por dar maior vida útil aos alimentos.
A geladeira é fundamental numa casa, ela conserva os nossos alimentos de uma certa forma, mas ela pode causar desvios de comportamento ou problemas físicos e estéticos como, por exemplo, a obesidade.
A vida antes da descoberta da eletricidade não era tão cômoda, pois não havia as facilidades existentes hoje. Não existiam os aparelhos eletrodomésticos e as pessoas tinham muito mais trabalho para fazer as tarefas do seu dia-a-dia.
Na Antiguidade, quando não existia energia elétrica e muito menos geladeira, as pessoas tinham o grande desafio de conservar os alimentos. Eram usadas várias técnicas, como a de defumar, salgar ou secar ao sol alguns alimentos.