O que a NBR 14725? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Objetivo : Esta parte da NBR 14725 estabelece critérios para o sistema de classificação de perigos de produtos químicos, sejam eles substâncias ou misturas, de modo a fornecer ao usuário informações relativas à segurança, à saúde humana e ao meio ambiente.
Qual NBR fala sobre a Fispq?
Objetivo : Esta parte da ABNT NBR 14725 apresenta informações para a elaboração de uma ficha de informações de segurança de produto químico (FISPQ).
Qual sua estrutura padrão conforme a NBR 14725?
Esta parte da ABNT NBR 14725 define especificamente: - o modelo geral de apresentação da FISPQ; - as 16 seções obrigatórias; - a numeração e seqüência das seções; - as informações a serem preenchidas na FISPQ e as condições de sua aplicabilidade ou utilização.
Para que serve o sistema GHS e como ele está relacionado com a norma ABNT NBR 14725 na elaboração de rótulos para produtos químicos?
A NBR 147725-3 tem como foco alinhar as empresas brasileiras ao Sistema Globalmente Harmonizado (GHS) de informações de segurança para produtos químicos perigosos. Flexível, ela considera que cada produto tem uma demanda e processo logístico específico.
Qual NBR fala de produtos químicos?
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, em 14 de agosto de 2017, a NBR 14725-3:2017. Lembrando que, a obrigatoriedade de observância de normas técnicas no armazenamento e rotulagem de produtos químicos é advinda do DECRETO Nº 2.657/98 e da NR 26. ...
Onde devem ficar as FISPQs?
Por isso, é de suma importância que o empregador, ao adquirir produtos químicos, verifique se há FISPQ junto a estes. Caso não haja, é recomendável que a empresa exija do fabricante as FISPQs para cumprir a obrigatoriedade de mantê-las em locais adequados, onde os produtos químicos sejam manipulados e/ou armazenados.
Quantos tópicos deve conter na Fispq de um produto químico?
A Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos, chamada pela sigla FISPQ ou Ficha FISPQ, é composta por 16 seções obrigatórias que devem estar dispostas e numeradas conforme estabelece a Parte 4 da Norma ABNTNBR14725.
Como é formada a Fispq?
Como é formada? O documento é dividido por seções e contemplam informações sobre vários aspectos do produto. Para esses aspectos, a FISPQ fornece informações detalhadas sobre os produtos e também sobre ações de emergência a serem adotadas em caso de acidente.
Quais as principais normas para a rotulagem de reagentes químicos?
A Norma Brasileira (NBR) 14725 foi complementada e dividida em quatro partes. São elas: terminologia, classificação, rotulagem e FISPQ. Vale ressaltar que a primeira versão dessa NBR surgiu em 2001 e foi publicada pelo Comitê Brasileiro de Química da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
O que diz a NR 26 sobre rotulação de produtos químicos?
A Norma Regulamentadora Nº 26 (NR-26) determina que esses agentes devem ser classificados quantos aos perigos para a segurança e a saúde dos trabalhadores de acordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), da ONU (Organização das Nações ...
Qual é a norma que trata de produtos químicos inflamáveis?
NR 20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS.
Como ter acesso a Fispq?
Uma FISPQ deve, obrigatoriamente, conter as 16 seções listadas na NBR 14725-4. Não se pode excluir nenhuma delas, nem mudar a sequência! Todas são importantes para o prevencionista, mas as principais, no meu entendimento, são as sublinhadas: Identificação do produto e da empresa.
Quem tem acesso a Fispq?
Como temos acesso a FISPQ? O fabricante/fornecedor deve disponibilizar as fichas junto com o produto, pois trata-se de um documento obrigatório para a comercialização destes produtos. Ela um direito de quem adquire o produto. E deve ficar a disposição de todos os que trabalham com o produto.
Quais produtos têm que ter Fispq?
A ABNT NBR 14725 – parte 4 (que diz como elaborar uma FISPQ) é obrigatória para todos os produtos classificados como perigosos e para produtos não classificados como perigosos, mas cujos usos previstos ou recomendados derem origem a riscos a segurança e saúde dos trabalhadores.
O que deve constar em uma Fispq?
FISPQ - Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos
Seção 1 - Identificação. ...
Seção 2 - Identificação de perigos. ...
Seção 3 - Composição e informações sobre ingredientes. ...
Seção4 - Medidas de primeiros-socorros. ...
Seção 5 - Medidas de combate a incêndio. ...
Seção 6 - Medidas de controle para derramamento ou vazamento.
Mais itens...
O que é Fispq quem deve elaborar a Fispq?
A FISPQ deve ser elaborada pelo fabricante ou importador do produto, que é o fornecedor do produto no mercado.