EQST

Como Resolver O Trfico De Animais?

Como resolver o tráfico de animais?

O que eu posso fazer para evitar o tráfico de animais silvestres?
  1. Não compre objetos e bijuterias com penas de animais.
  2. Conheça a Lei de Crimes Ambientais.
  3. Não compre animais silvestres.
  4. Denuncie tráfico de animais silvestre à Linha Verde do Ibama – 0800618080.
  5. Passe essa dica adiante.
11 de set. de 2007

Quais são os tipos de tráficos de animais?

O tráfico da fauna silvestre brasileira divide-se em três objetivos distintos:
  • Colecionadores particulares;
  • Animais para fins científicos;
  • Animais para comercialização internacional em “pet shops”.

Por que ocorre o tráfico de animais no Brasil?

O tráfico de animais no Brasil é intensificado graças a biodiversidade que o país apresenta. O tráfico de animais consiste no ato de retirar animais de seus habitats naturais e comercializá-los. Os principais destinos das espécies são os laboratórios e colecionadores.

Quando começou o tráfico de animais?

Historicamente, este processo começou com a chegada do primeiros portugueses ao Brasil em 1500, quando nos primeiros 30 anos de colonização, os navios carregavam uma média de 3 mil peles de onças e 600 papagaios para a Europa. Os números do tráfico impressionam.

Quem combate o tráfico de animais?

A Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) vem recebendo elogios e prêmios internacionais por sua abordagem inovadora no sentido de rastrear e combater o comércio ilegal de espécies brasileiras no mundo.

O que é tráfico de animais silvestres no Brasil?

O tráfico de animais tem como intuito o rendimento pecuniário, compra e vendas de animais silvestres, ou seja, a comercialização ilegal de espécies retiradas da natureza.

Quais são as espécies mais visadas pelos traficantes de animais?

No Brasil, as aves são os animais mais capturados e vendidos no mercado ilegal, segundo dados da organização não governamental WWF. As espécies mais visadas são os psitacídeos (araras, papagaios e periquitos), passeriformes (passarinhos), dendrobatídeos (rãs venenosas e coloridas), primatas e lepidópteros (borboletas).

Quais os riscos que o tráfico de animais trazem a biodiversidade?

A probabilidade do surgimento de novos vírus e bactérias está potencialmente relacionada a este tipo de prática. Além do risco coletivo, o comércio ilegal pode ocasionar o envenenamento acidental das pessoas envolvidas no transporte desses bichos.

Quais são os órgãos públicos responsáveis pela fiscalização e pelo combate do tráfico de animais silvestres a fiscalização funciona por quê?

Fiscalização ambiental da fauna O Ibama fiscaliza empreendimentos e atividades que envolvem criação, venda e exposição de espécies da fauna, e também atua no combate à caça, à captura de espécimes na natureza e aos maus tratos de animais.

Como reduzir o comércio ilegal de animais?

Cabe à população denunciar os traficantes à polícia os traficantes, bem como apontar criações e comércios ilegais de animais silvestres. As autoridades policiais precisam dessa colaboração para desmontar redes de tráfico. Ligue para 0800 61 80 80 (Linha Verde Ibama).

Quando começou o tráfico de animais no Brasil?

Historicamente, este processo começou com a chegada do primeiros portugueses ao Brasil em 1500, quando nos primeiros 30 anos de colonização, os navios carregavam uma média de 3 mil peles de onças e 600 papagaios para a Europa. Os números do tráfico impressionam.

Onde ocorre mais tráfico de animais no Brasil?

No epicentro deste mercado mundial está a Amazônia e, consequentemente, o Brasil. As estimativas apontam que anualmente cerca de 38 milhões de animais são afetadas pela caça e comércio ilegal no país. Uma análise aponta que os animais mais traficados na região são as tartarugas e os peixes ornamentais.

Qual é a punição para quem pratica o tráfico de animais?

O Projeto de Lei 4520/20 endurece a pena para quem matar, perseguir, caçar, apanhar e utilizar sem permissão animais silvestres, passando a prever reclusão de dois a cinco anos e multa. Para quem traficar espécies silvestres, a pena prevista na proposta é reclusão de três a oito anos e multa.

Quais órgãos fiscalizam o tráfico de animais?

O Ibama é responsável pela apreensão das espécies, sempre em parceria com a polícia militar florestal, que prende os infratores e faz batidas em feiras, pontos de venda e cativeiros. A Polícia Federal fiscaliza portos e aeroportos e a Polícia Rodoviária faz o controle nas estradas.