Porção de um osso comprido, situada entre a epífise e a diáfise, e onde se situa a cartilagem que assegura o crescimento ósseo.
Existem vários tipos de lesões ósseas. Algumas destas lesões, aparecem como manchas nos exames de imagens, porém não são consideradas como tumores verdadeiros, e são conhecidos como pseudotumores. Dentre os tumores ósseos e as lesões pseudotumorais, alguns tipos acometem mais crianças e outros mais adultos.
osteocondroma sessil significa que a sua base é larga, ao contrário do pediculado, que possui base estreita. osteocondromas múltiplos são diversos tumores que podem ser sessil ou pediculados.
O tratamento para o osteocondroma varia desde não fazer nada até a remoção cirúrgica da lesão , e dependerá da idade do paciente, do seu histórico médico, da gravidade da situação, de preocupações estéticas e de outros fatores pessoais.
As causas da exostose dependem do tipo e localização dos supercrescimentos ósseos. As causas mais comuns são: lesões, irritações crônicas ou histórico familiar de exostose. Em alguns casos, a causa da exostose é desconhecida.
A exostose subungueal é um tumor ósseo benigno incomum que afecta especialmente os adolescentes e adultos jovens. Tem como localização preferencial o 1o dedo do pé, muito provavelmente por este estar frequente- mente exposto ao traumatismo, factor etiológico conhecido.
Exostoses, conhecidas também como tórus, são crescimentos ósseos benignos que acometem as corticais ósseas. Alguns autores denominam exostose quando esse crescimento é localizado nas faces vestibulares de mandíbula e maxila, assim como os tórus seriam o mesmo crescimento pela face lingual e/ou no palato.