Em 1983 se deu o grande marco do surgimento das redes baseadas em TCP /IP. Assim, todos os computadores que ainda faziam utilização da rede antiga optaram pelo sistema de pacotes da nova rede. ... Mas a grande popularização da internet se deu apenas em 1988 onde houve a abertura das redes para fins comerciais.
A internet chegou ao Brasil em 1981 por meio da Bitnet, uma rede de universidades fundada em 1981 e que ligava Universidade da Cidade de Nova York (CUNY) à Universidade Yale, em Connecticut. ... A partir de 1994, a internet se desloca da academia e começa a ser comercializada.
A partir disso, a década de 90 ficou conhecida como o "boom da internet", pois foi quando ela se popularizou pelo mundo, com o surgimento de novos browsers ou navegadores — Internet Explorer, Netscape, Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera, Lynx — e o aumento do número de usuários, navegadores da internet.
Para chegar até o consumidor final, o que se usa são os cabos, sendo a linha telefônica e a fibra óptica as principais opções. Os cabos vão da rua para dentro das casas, chegando nos roteadores que são responsáveis por distribuir o sinal para os dispositivos da casa.
A faísca foi acesa em 1969, mas a internet realmente começou a transformar nossas vidas no final dos anos 1990 e com início dos anos 2000. "A internet está completando 50 anos, mas a primeira conexão de internet entre Stanford e UCLA foi entre dois caras.
Oficialmente, ninguém. Mas, na prática, a rede mundial acaba ficando na mão do governo dos EUA. O país tem controle majoritário de dois recursos importantíssimos: os servidores (computadores de grande porte sem os quais a internet não funciona) e os endereços www.
Em 1983 se deu o grande marco do surgimento das redes baseadas em TCP /IP, assim, todos os computadores que ainda faziam utilização da rede antiga optaram pelo sistema de pacotes da nova rede. ... Mas a grande popularização da internet se deu apenas em 1988 onde houve a abertura das redes para fins comerciais.
Naquela época, não havia a internet como conhecemos hoje. O que havia era um servidor que alguns usuários podiam entrar para ter acesso a alguns dados e serviços. ... Para realizar a conexão, era necessário ligar para um determinado número de um servidor e efetuar a conexão.
A internet é uma rede mundial que tem como objetivo interligar computadores para fornecer ao usuário o acesso a diversas informações. Por isso é chamada de rede mundial de computadores.
A Internet surgiu nos anos 60, na época da Guerra Fria, nos Estados Unidos. O Departamento de Defesa americano pretendia criar uma rede de comunicação de computadores em pontos estratégicos. ... Em maio de 1995, a rede foi aberta para fins comerciais, ficando a cargo da iniciativa privada a exploração dos serviços.
Tudo começou por volta de 1960, quando a comunicação se dava pela rede telefônica. Nesse período, foram desenvolvidos micro e minicomputadores de bom desempenho. Mas faltava um meio para unir essas máquinas e crescia a necessidade de compartilhar informações entre usuários de diferentes regiões.
A rede parece ser originária da área amazônica do Orinoco. Em relação a sua idade, considera-se que ela surgiu com as culturas típicas da floresta tropical, por volta de 2500 a.C. Existem algumas pinturas em cerâmias dos incas e maias com redes porém, para uso voltado ao transporte da nobreza.
27 de abril de 1500
A primeira rede social surgiu em 1995 nos Estados Unidos e Canadá, chamada Classmates, com o objetivo de conectar estudantes da faculdade. ... A partir de então as redes sociais se popularizaram até os dias de hoje, com o surgimento das redes de música como Last.FM, fotos como o Flickr e vídeo como o Vimeo.
Criado por Orkut Büyükkökten em janeiro de 2004, o Orkut foi a primeira grande rede social a fazer um sucesso estrondoso no Brasil. Por aqui, a rede social chegou a ter mais de 80 milhões de usuários, perdendo terreno para o Facebook quando a rede de Mark Zuckerberg começou a dominar o nosso país alguns anos depois.
No entanto, a primeira rede social — que nasceu nos moldes do que se espera de uma — foi a Classmates.com, fundada em 1995, nos primórdios do porões da internet. A Classmates.com foi uma rede criada com o intuito de conectar pessoas, em especial amigos dos tempos de escola, que separaram com o passar dos anos.
Antes do surgimento da internet — criada em 1969, nos Estados Unidos, e trazida ao Brasil em 1988 —, o telefone, a carta e o telegrama eram os métodos utilizados para entrar em contato com amigos e familiares. ... O sistema permitia a conexão entre um computador e a central, equivalente hoje a um provedor de internet.
A influência das redes sociais no comportamento das pessoas também alterou o consumo da informação.. ... Isso mostra que, ficar quase quatro horas pode parecer uma ação inofensiva, mas ainda desperta comportamentos nas redes sociais de estresse e ansiedade, dependendo da situação psicológica de cada indivíduo.
As redes sociais permitem uma maior interatividade entre povos distintos, encurtam a distância entre pessoas, facilitando o intercâmbio cultural. É notório o baixo custo que as redes sociais oferecem para usuários que se propõem a utilizar as mesmas para se comunicar com diversas pessoas.
Impactos do uso das redes sociais
Diversas fontes de pesquisa sugerem que o uso exagerado das redes sociais e da internet está diretamente relacionado ao aumento de casos de ansiedade e de depressão. Apesar da importância deste novo modo de relação entre as pessoas, podemos dizer que este é um caminho sem volta.
Segundo os psicólogos, é possível desenvolver um forte senso de comunidade nas redes sociais. ... As redes sociais são um local onde é possível compartilhar vidas e experiências, receber e dar conselhos a partir da sua própria experiência de vida.
Além disso, jovens que passam muito tempo nas redes sociais diariamente podem acabar se isolando do convívio social e ainda sofrer de ansiedade e até depressão por conta das comparações feitas sobre sua vida real com a felicidade publicada nas redes.