EQST

O Que A Clnica Psicanaltica?

O que é a clínica psicanalítica?

A clínica psicanalítica parte da escuta do sujeito do inconscien- te, do sujeito como efeito do discurso do Outro. Entretanto, há uma condição necessária para que esse trabalho seja possível: a instaura- ção da transferência.

Quais são os fundamentos básicos da teoria psicanálise Sigmund Freud?

Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

Qual foi a principal contribuição de Sándor Ferenczi para a Psicanálise?

Em seu obituário Freud escreveu que Ferenczi transformou todos os psicanalistas em seus discípulos. ... Suas contribuições para a técnica psicanalítica propunham conceitos inovadores como elasticidade, empatia, atividade por parte do analista, mutualidade na transferência.

Como a história de vida de Freud influenciou na construção da Psicanálise?

Tendo em mente que a histeria, além dos traumas, trazia a questão sexual (a repressão destas), Freud deu início a construção da teoria psicanalítica. O psicanalista então cunhou o conceito de inconsciente e implantou o uso da hipnose como um grande meio para se estudar e acessar esta estrutura mental.

O que é a psicanálise ortodoxa?

A Psicanálise Ortodoxa em sua gênese, analisava os conteúdos reprimidos, os desejos proibidos, entre outras formas de inibição e a técnica aplicada era muito rígida. ... No tocante da Psicanálise Contemporânea, há priorização dos vínculos entre o par analítico (paciente – analista).

Quais são os pilares da psicologia?

A Psicologia Positiva é sustentada por três pilares. O primeiro se refere ao estudo das emoções positivas, enquanto o segundo está voltado aos traços positivos, principalmente as forças e as virtudes. Já o terceiro corresponde ao estudo das instituições positivas, como a democracia, a família e a liberdade.

Qual o conceito apresentado por Sándor Ferenczi?

RESUMO: Este estudo teve como objetivo principal apresentar as concepções de Sándor Ferenczi (1873-1933) sobre a interface mente-corpo, destacando, sobretudo, dois conceitos fundamentais propostos pelo autor, a saber: patoneurose e neurose de órgão.