O sistema de cama sobreposta consiste na criação de suínos em leito formado por maravalha ou outro material (serragem, palha, casca de arroz, sabugo de milho triturado), onde os dejetos são misturados ao substrato do leito e submetidos ao processo de compostagem dentro da própria edificação.
Os principais cuidados para quem deseja iniciar um empreendimento de criação de suínos são relacionados a manejo adequado e nutrição dos animais, aos cuidados com a higiene e a saúde, bem como conhecimento e aprimoramento gerencial. A perspectiva de aumento na produção é animadora para começar no ramo da suinocultura.
Aprenda a montar um chiqueiro de porco e ofereça um local confortável para os suínos.
Manejo na criação de porcos para engorda O ideal é ter parceria com um profissional de medicina veterinária para cuidar da saúde dos animais. Também é importante que você deixe à disposição água em abundância, assim como a alimentação nos dias e horários definidos.
AMBIENTE - locais longe de outras criações são mais indicados para o bem-estar dos suínos. O terreno deve ter área plana ou com um pouco de declive. Nas instalações, opte por piso de concreto sem que seja muito liso nem muito áspero. No entorno, mantenha um gramado aparado.
Quais são as melhores raças para pecuária de corte?...Principais raças de suínos estrangeiras
A ivermectina é um medicamento anti-parasitário. Na Agroline você encontra várias opções para auxiliar no tratamento contra a sarna suína. Outra opção para o tratamento da sarna são medicamentos para pulverização, que você pode utilizar em banhos nos animais e também na limpeza da granja.
A Salmonelose ou paratifo dos leitões causa uma pneumonia conhecida popularmente por batedeira. É uma doença infecciosa que ocorre entre cinco semanas a quatro meses.
Para quem gosta de piercing no nariz, a argola no septo (área abaixo das narinas) é uma das opções prediletas. Ela é uma opção por pessoas que adotam um estilo mais alternativo. A argola também pode ser colocada na aba do nariz, logo abaixo das narinas, e pode ser uma argola fechada, ou tipo ferradura.
A diarreia pós-desmame requer um tratamento com electrólitos e antimicrobianos que pode ser administrado inicialmente por vía oral ou parenteral. Os porcos doentes comem e bebem muito pouco, ainda que permaneçam perto do comedouro ou bebedouro.
Nestas situações, uma irritação grave das vías aéreas, junto com a supressão dos mecanismos de defesa microscópicos do pulmão, dá lugar à tosse. As causas mais frequentes deste efeito combinado são as condições de calor e o pó.
1 ml por cada 10 kg de peso. Em leitões, com peso inferior a 10 kg prefere-se a administração por via subcutânea atrás da orelha. Administração de 0,5 ml até 2 kg de peso e 1 ml entre os 2 e os 10 kg de peso. Em porcos com peso superior a 10 kg de peso, a administração é por via intramuscular profunda.
Aplicar Dectomax® pela via subcutânea ou intramuscular na dose de 1 mL para cada 50 kg de peso (200 mcg de Doramectin por kg). Suínos: Aplicar Dectomax® pela via intramuscular na dose de 1 mL para cada 33 kg de peso (300 mcg de Doramectin por kg).
Suínos: aplicar por injeção subcutânea na dose de 1 mL para cada 33 kg de peso vivo. Em leitões jovens, abaixo de 16 kg de peso vivo, recomenda-se o emprego de doses precisas por meio de seringas calibradas a cada 0,1 mL. A dose indicada para suínos proporciona a dosagem de 300 μg/kg de peso vivo de ivermectina.
Para aplicação via intramuscular, deve-se aplicar a vacina na região do pescoço do suíno e para via subcutânea, deve-se aplicar na prega atrás da orelha. Não aplicar em regiões nobres do animal, como lombo e pernil.
Modo de uso e posologia Somente por injeção intramuscular: - Leitões 2 ml no 3º dia de vida. - Bezerros* 4 ml. - Cordeiros* 2 ml * em dieta láctea exclusiva.
O melhor ponto para uma injeção subcutânea é por trás do ombro do porco ou na pele interior da coxa. Os dois melhores lugares para uma injeção intramuscular em um porco são no pescoço, por trás da orelha e nas nádegas.