Mitologia. Oxum é filha de Iemanjá e Oxalá. Oxum, Iansã e Obá eram esposas de Xangô.
Os filhos de Oxum adoram a riqueza, o brilho, o conforto, o dourado. São pessoas atraídas por joias, roupas sofisticadas, por itens que tragam conforto e beleza. São muito vaidosos e em alguns casos, chegam a ser até fúteis e interesseiros quando o assunto é dinheiro.
Filhos e Filhas de Oxum É algo que 'vem de dentro'. Assim, a vaidade norteia outras características marcantes como um grande senso estético e o amor, primeiro por si mesmo (a) e em seguida pelos demais. Forte determinação, ambição social e grande sensibilidade também são marcantes.
Cores: Amarelo e azul-claros que simbolizam a juventude e alegria, e atraem saúde e prosperidade. Características do Orixá: Oxum Opará é vaidosa, sensível e irrequieta.
Omolocum - comida ritual da Orixá Oxum, é feito com feijão fradinho cozido, refogado com cebola ralada, pó de camarão defumado, sal, azeite de dendê ou azeite doce.
Euê-ô! (yorubá) – “Salve as folhas!” , ou melhor; “Salve o Senhor das folhas!” Saudação a Ossaim. “Kaô kabecilê!” – Saudação ao Orixá Xangô que significa – venham ver (admirar, saudar) o Rei (Alteza) da Casa. Êpa Babá – saudação ao Orixá Oxalá significando: olá, com admiração e espanto, ao ancestral dos ancestrais.
No Candomblé é ligado ao sol, por isso usa o filá (cobertura de palha da costa). Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos. Número:13 (Odù éjì ológbon: razão). Saudação: “Atóto!” (Silêncio!).
Ogum é o orixá guerreiro capaz de abrir caminhos na vida e quebrar nossas demandas. Saudação: Ogum Yê, meu Pai! – significa: Salve o Sr. ... Saudação – Ogunhê, Patacuri Ogun!
Gratidão Ogum, por me manter firme e forte diante dos obstáculos. Quem tem Iemanjá como mãe tem um oceano de proteção. Saravá Ogum, protetor da minha vida. Senhor dos meus caminhos, venha sempre me valer.
Saudação aos Orixás e às Entidades de Umbanda
“Em primeiro lugar, o médium ao adentrar no terreiro deve Saudar as Forças dos Exus/Guardiões e das Pombagiras/Guardiãs assentadas na Tronqueira e para tanto, deve parar por alguns minutos de frente à tronqueira e com a cabeça baixa, agradecer a permissão de sua entrada naquela Casa Santa.
A saudação aos exus e pombajiras é "laroiê". Significa algo como "salve o mensageiro".
Na esquerda podemos citar os Exus, Exus-Mirins e Pombajiras. Contudo ainda existem certas linhas de trabalho que parecem se adaptar a tudo, como os malandros (pernambucanos), ciganos, boiadeiros e até alguns intermediários de Ogum.
O papel da linha de esquerda na Umbanda vai muito além da segurança dos trabalhos espirituais de um terreiro e das pessoas. ... As entidades mais comuns da esquerda são os Exus, as Pombo Giras, e os Exus e Pombo Giras Mirins. Os Exus têm o arquétipo de um guerreiro ou um policial que faz a lei divina funcionar.
Divindades e entidades São eles: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê, Yemanjá, Oyá, Oxumaré, Obá, Egunitá, Yansã, Nanã e Omolu.
Qual a ação da esquerda em nossas vidas?
Pedimos ao Senhor e ao Pai Criador Olorum, guiem-nos para que vazio não nos tornemos. Não nos permitam perder-nos na dualidade dos momentos da vida. Orixá Exu, não deixe que perturbações espirituais e materiais minem nossa força de vontade e livre arbítrio, nem nossa vontade de viver .
Exus e Pombas-giras doutrinados trabalham a serviço da Luz, assim como um preto-velho ou caboclo. São denominadas entidades “de Esquerda” porque encontram-se à esquerda dos sagrados orixás.
Na gira de direita as entidades atuam muito com aspectos subjetivos como o restauro da fé abalada, a libertação dos erros do passado, a cura espiritual etc.
Como proceder: De preferência em firmar sua esquerda em locais abertos, mas se você mora em um apartamento, poderá firmar em uma varanda ou área de serviço, longe de ralos e nunca debaixo de pias ou tanques, que são locais de descarga energética.