Mas para denominar o título acadêmico de quem fez mestrado costuma-se usar, tanto para a mulher quanto para o homem, a abreviatura MS ou MSc ou M.Sc., que vem do inglês "Master of Science" - isso sem prejuízo, naturalmente, da forma brasileira. Mais comum e melhor ainda é o uso por extenso: Mestre, Mestra.
Ms.”, “MSc.
Entenda o significado de PhD e o conceito por trás do título. Na tradução literal, o significado de PhD é “doutor em filosofia”, isso porque, quando olhamos a raiz do termo, Ph.D é uma abreviação de “Philosophy Doctor”.
Vale dizer: feminino de mestre, em tais casos, é mestra, ou o substantivo é comum de dois gêneros, de modo que apresenta uma só forma para o masculino e para o feminino, e a distinção do gênero se faz apenas pelo artigo que o precede, do mesmo modo como se dá com artista e selvagem?
Embora ainda se use a palavra mestre, no masculino, para indicar uma mulher que tem um mestrado, a forma correta e dicionarizada é mestra. Mestre como designação de um grau acadêmico: Ele é mestre em Ciências da Educação.
SubstantivoEditar
SubstantivoEditar
substantivo masculino Indivíduo que, num casamento civil ou religioso, foi escolhido pelos noivos para testemunhar e abençoar a união desse casal: padrinho de casamento. Aquele que, numa cerimônia religiosa de batizado ou de crisma, apresenta alguém, normalmente uma criança, garantindo seu sustento na falta dos pais.
Então a primeira regra é: quando a palavra termina em -agem é feminina. Como você já sabe, Português é uma língua com muitas exceções, e a exceção dessa regra é a palavra personagem. Esta palavra termina em -agem, mas pode ser usada para descrever os dois gêneros.
Sabe-se que, como a percepção, a opinião — que é a base da maioria das listas —, é algo individual....As 40 palavras mais belas da língua portuguesa.
Quando se fala em gênero das palavras, este termo nos remete aos conhecimentos dos quais dispomos acerca dos fatos linguísticos. Gênero, por sua vez, representa as flexões que se atribuem às classes de palavras, tais como os substantivos, os adjetivos, entre outros, quanto à classificação em feminino ou masculino.
Esses nomes são chamados de substantivos e aparecem em gêneros diferentes, o masculino e o feminino. Conforme o gênero de cada coisa, usamos os artigos. “o - um” para masculino e “a - uma” para feminino. É como se estivéssemos definindo o sexo de tudo.
Exemplos: o quarto, um médico. Pertencem ao gênero feminino todos os substantivos em que é possível antepor o artigo a ou uma. Exemplos: a sala, uma médica.
Feminino dos Substantivos
As pessoas, animais, objetos, comidas, lugares sempre recebem um nome e esses nomes são chamados de substantivos. Também todos eles pertencem a um dos dois gêneros : masculino ou feminino. Para o gênero masculino sempre usamos os artigos “o - um” e, para o feminino usamos o “a - uma”.
Masculina é o feminino de masculino. O mesmo que: macha, máscula.
Não têm gênero fixo: são masculinos quando se referem ao homem e femininos quando indicam a mulher. Por isso, são denominados comuns de dois gêneros. Para indicar o gênero deles, é preciso usar um artigo ou, então, um adjetivo.
O feminino de marido - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Qual é o feminino de marido? O feminino de marido, de acordo com o Dicionário Eletrônico Houaiss, é mulher. Diz ainda que marido é «homem unido a uma mulher pelo casamento; esposo».