Imagem de satélite da NASA. Amazônia ou Amazónia (também chamada de Floresta Amazônica, Selva Amazônica, Floresta Equatorial da Amazônia, Floresta Pluvial ou Hileia Amazônica) é uma floresta latifoliada úmida que cobre a maior parte da Bacia Amazônica da América do Sul.
O solo da floresta amazônica é em geral bastante arenoso. Possui uma fina camada de nutrientes que se forma a partir da decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Esta camada é rica em húmus, matéria orgânica muito importante para algumas espécies de plantas da região.
Na região Norte, temos a predominância de solos rasos e pouco férteis, embora a floresta amazônica seja exuberante e se estenda por centenas de quilômetros. A fertilidade do solo da floresta amazônica se dá pela própria decomposição do material orgânico.
O solo das florestas tropicais é pobre em nutrientes minerais, mas a reciclagem da matéria orgânica é muito rápida. ... Dessa forma, os nutrientes estão nos vegetais, e não concentrados no solo. Por conter uma vegetação muito rica, a fauna da floresta tropical também é rica e variada.
Devido a falta desses nutrientes que o solo é pobre e é improprio para a agricultura. Como tem pouca cobertura vegetal e as constantes reciclagens dos elementos químico do solo, os nutrientes são carregados pela chuva em um processo chamado lixiviação.
Os solos amazônicos possuem uma restrita camada de matéria-orgânica que se encontra na superfície, conhecida como húmus. Essa fina camada fértil é oriunda da própria floresta, nela os organismos (insetos, fungos, algas e bactérias) vivos reciclam os nutrientes dispostos no ambiente.
Existem vários métodos para avaliar a fertilidade do solo. Do ponto de vista técnico, eles po- dem ser agrupados em métodos biológicos e químicos. ... A análise química do solo pode ser considerada a única técnica disponível de fácil acesso para avaliação direta da fertilidade do solo.
O clima é um dos fatores que influencia na origem e na evolução dos solos, além do material de origem (rocha), dos organismos, do relevo e do tempo. ... Como resultado do intemperismo, ocorre a formação de resíduos não-consolidados, que constituem o substrato pedogenético ou, do ponto de vista da Engenharia, o solo.
Clima – a umidade e a variação de temperatura interferem na intensidade e na velocidade dos intemperismos das rochas, bem como na distribuição de matéria orgânica e mineral nos perfis dos solos. ... Além disso, o nível de exposição aos raios solares também influi no intemperismo da rocha que dará origem ao solo.
A formação dos solos é diretamente determinada por fatores relacionados com o material de origem, relevo, organismos vivos, clima e tempo. O solo corresponde à porção superficial da Terra onde é realizada a maior parte das atividades humanas. ... Acima de tudo, o solo é também um importante recurso natural.
Os fatores que controlam o intemperismo são: o clima, o material parental, a biosfera, o relevo e o tempo. ... Os fatores que controlam o intemperismo correspondem ao conjunto de elementos naturais que interferem ou determinam a forma e a intensidade de ocorrência dos processos intempéricos.
1. Que é da natureza da argila. ... Que tem argila. Plural: argilosos |ó|.