Em seguida, o tratamento mais importante para o hemotórax é drenar o sangue da cavidade torácica, mediante uma toracocentese (aspiração por agulha), com colocação de drenos. O tubo pode permanecer no peito por vários dias se o pulmão entrar em colapso .
A principal forma de tratar das fraturas dos arcos costais é com o tratamento conservador, ou seja, apenas com medicamentos para aliviar a dor, como Dipirona, Paracetamol, Ibuprofeno, Cetoprofeno, Tramadol ou Codeína, por exemplo, além de repouso, pois o próprio organismo se encarregará de curar a lesão.
O que fazer: em muitos casos os sintomas melhoram após 2 ou 3 dias apenas com descanso e aplicação de compressas quentes na região, mas também pode ser necessário tomar analgésicos, como Naproxeno ou anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, preferencialmente receitados pelo clínico geral.
Se uma costela foi quebrada, o tempo de recuperação pode variar entre 4 a 6 semanas. O médico talvez tire raios X para verificar se o osso está curado antes de permitir que o paciente retorne a atividade ou ao esporte, especialmente se for um esporte de contato.
Embora o tórax tenha ossos, na ortopedia não existe especialista em tórax. Quem faz o tratamento e conduta destes casos é cirurgião torácico.
Não tem como imobilizar fratura de costela, pois comprometeria a respiração. Ela cicatriza, pois o corpo forma um tecido cicatricial no foco de fratura que diminui a mobilidade no foco de fratura, estimulando a cicatrização.
As costelas falsas ou vertebrocondrais são a oitava, a nona e a décima costelas. Recebem esse nome por estarem ligadas apenas indiretamente ao osso esterno. Suas cartilagens são fixadas às cartilagens das costelas imediatamente superiores a cada uma.