Como Surgiu A Galinha D&039;angola?

Como surgiu a galinha d&039;angola

Como surgiu a galinha-d’angola? é uma postagem do um conto africano, muito bom e criativo, sobre o surgimento de um dos pássaros mais característicos da África que também é criado no Brasil. A Galinha d’angola.

Seleção de lindas histórias africanas para crianças e adultos. Leia os mais variados contos. Temos certeza de que vocês gostarão tanto quanto nós. Lembre-se de que apresentar a cultura africana a nossos filhos lhes damos a oportunidade de conhecer um pouco mais de nossas origens.

Como surgiu a galinha d'angola resposta?

A crista da galinha da angola é um proeminente capacete, parecido com um chifre, no topo de sua cabeça. Esse capacete é maior nos machos. A crista na galinha da angola fêmea tende a ser menor e mais estreita. Esteja ciente de que os capacetes podem ser muito semelhantes em machos e fêmeas.

Ao correr atrás da nuvem, espinhos iam cortando sua pele mas ela não se importava; desde que conseguisse o retorno das chuvas para o local de onde vinha. Enquanto corria e o sangue escorria, ia gritando “por favor, senhora, volte!” para a nuvem.

O que significa a galinha da angola?

O que significa a galinha da angola?

A galinha-d'angola (Numida meleagris), também conhecida como galinha-do-mato, capote, guiné ou pintada, é uma ave pertencente à ordem Galliforme, oriunda da África, mais precisamente da região ao sul do Saara, e foi introduzida no Brasil na época da colonização portuguesa.

Eis que a Dona das Águas resolveu parar, e com isso disse que por conta da perseverança da galinha, de sua dor e preocupação com a demais criaturas; iria retornar e interromper a seca que castigava todos os seres vivos. A galinha d’angola prontamente agradeceu, e como havia tratado a Dona das Águas de forma tão respeitosa, recebeu o brilho das gotas de chuva, e se tornou uma das aves mais bonitas do planeta.

Qual foi o fato motivador para o surgimento da galinha da angola?

Galinhas da angola, ou numida melagris galeata, constituem uma espécie avícola cujas características são bastante próximas às dos faisões. Essa ave é originária da África e foi trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período de colonização.

Logo em seguida, caiu uma tempestade sobre a região, e a água retornou. Até hoje, as descendentes da galinha d’angola repetem o canto “tô fraco, tô fraco”, evidenciando o esforço feito por sua ancestral.

Veterinários locais disseram que, normalmente, uma galinha vive entre sete e oito anos, sendo que a maior longevidade é de 12 anos, pouco mais de metade da idade da galinha de Shaofu.

Índice

Índice

O calor é fundamental para o sucesso da criação, principalmente nos primeiros meses de vida da galinha d'angola. Sendo assim, é fundamental que o local seja coberto atrás e dos lados e tenha a parte da frente voltada para o sol.

Dentre as lendas que fazem parte do folclore brasileiro, existem algumas bastante conhecidas, como a lenda da Iara, do boto-cor-de-rosa… Mas você sabia que existe a lenda da Galinha d’Angola?

Reza a lenda que, há muitos anos, uma seca terrível castigava o sul do continente africano; de modo que o sol castigava todas as criaturas viventes na região, tanto plantas, quanto animais, quanto seres humanos, que rezavam para que a chuva voltasse e restabelecesse a água na região, que havia secado.

Retrata a vida na roça, seus alimentos, utensílios, plantas medicinais e tradições

Depois de muito tempo, surgiu uma mancha escura no horizonte, que era um sinal de que a chuva estava próxima. Mas, um elefante sem querer afugentou a chuva que se aproximava. Com isso, a galinha d’angola que na época tinha uma penugem toda preta, correu muito tempo atrás da nuvem, suplicando para que ela voltasse, e trouxesse a chuva para a região.

Os mais antigos contam que esta história aconteceu durante uma das piores secas ocorridas nas savanas, ao Sul da África. A galinha-d'angola que, naquela época, além de uma crista avermelhada no alto da cabeça, tinha as penas inteiramente pretas, não se conteve. ...

Nessa ocasião, quase todos os pássaros passaram a invejar a família do Melro, que era muito bonito. O macho, com sua plumagem negra e seu bico amarelo –alaranjado, despertava em todos a vontade de ser igual a ele. As fêmeas tinha o dorso preto, o peito pardo-escuro, malhado de pardo-claro, e a garganta com manchas esbranquiçadas. Elas causavam inveja maior ainda.

Qual a origem da galinha d'angola?

Pois é! De origem africana, a lenda da galinha d’angola conta a história dessa espécie de ave que é som de fundo de muitas roças brasileiras. Conheça a seguir a origem da ave.

Lenda africana da galinha d’Angola. Conheça a história narrada de geração em geração sobre como surgiu a galinha d’Angola. Com certeza, você vai gostar. Leia também para seu filho!

Desde esse dia a Galinha D”Angola, embora seja muito esperta e voe para fugir dos caçadores, vive reclamando que está fraca, fraca. Com suas perninhas magras, foge com seu bando assim que surge algum perigo e é muito difícil alcançá-la. Suas penas, cinzas, brancas ou azuladas, são sempre manchadinhas de escuro tornando as galinhas d”angola belas e cobiçadas.

Porque a galinha d'angola tem pintas?

Para a Galinha D”Angola, disse que seria magra e sentiria fraqueza constante. Fez com que seu corpo se tornasse pintado assim  como o de um leopardo. Dessa forma, seria devorada por aqueles felinos, que não suportariam ver outro animal que tivesse o corpo tão belo, pintado de uma maneira semelhante ao deles. Ela pagaria assim por sua inveja. E foi isso que aconteceu.

Existe um itan de um odu no Ifá que conta que as galinhas d’angola eram de uma sócor. Mas que, um dia, uma delas estava sendo perseguida por iku (a morte) que, para ela, tomou a forma de um leopardo que a perseguia para devorá-la. Durante sua fuga foi parar na casa de Obatalá, que lavava seu rosto numa bacia. Ao ouvir o pedido de ajuda da pobre ave e, vendo seu desespero, molhou as mãos na água e as sacudiu sobre a ave, respingando-a com as gotas que, por estarem carregadas da vibração do orixá funfun se tornaram brancas sobre as penas da cocá e assim quando o leopardo chegou não a reconheceu e assim ela conseguiu escapar da morte, enganando iku.

1. [ Ornitologia ] Ave galinácea (Numida meleagris) de plumagem cinzenta com pontos brancos e cabeça colorida com crista óssea dorsal, originária do continente africano. 2. Carne desse animal.

Como a galinha de Angola chegou no Brasil?

Comum na região subsaariana, parece ter vindo diretamente da África para o Brasil, sem escalas no continente europeu. "Acredita-se que sua pátria de origem seja a região de Guiné, não Angola", diz João Luís Almeida Machado, professor de gastronomia do Senac.

Porque a galinha d'angola tem pintas?

Por que a galinha d'angola tem pintas brancas? Os mais antigos contam que esta história aconteceu durante uma das piores secas ocorridas nas savanas, ao Sul da África. O sol, inclemente, castigava todos os seres vivos: plantas e animais. Logo os rios e lagos secaram, aumentando o sofrimento.

Quando as angolas botam?

Características da Galinha D'Angola A postura começa aos seis meses de vida, chegando a botar entre 50 e 80 ovos ao ano. Não possui boa habilidade materna e na época de acasalamento a proporção ideal é de um macho para três fêmeas.

Quanto custa um casal de galinha de angola?

Galinhas de Angola. Valor R$ 150 reais o casal.