O prefixo sub-, após a reforma ortográfica, passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "b", "h" ou "r". Nos demais casos, não devemos usar o hífen. Acompanhe exemplos com este prefixo que designa "inferioridade", "algo que está abaixo".
Plural: cafés-com-leite. Grafia no Brasil: café com leite. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: café com leite.
A forma correta de escrita da locução é fim de semana. Fim-de-semana, hifenizado, passou a estar errado desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. A locução fim de semana se refere ao período de tempo, geralmente de lazer, referente ao sábado e domingo, por oposição aos dias úteis.
Resposta. Resposta:Quando o *Prefixo* é terminado com a mesma letra que começa a segunda palavra após o hifen! Explicação:Que nesse caso seria a regra do * Hífen*!
Emprega-se o hífen nos vocábulos em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal igual. Exceção: Nos prefixos átonos (não possuem acento) co-, pre-, re– e pro-, não se usa o hífen: coordenar, reescrever, propor, preestabelecer.
O que é possível perceber quanto ao uso ou não do hífen nessas palavras? (...) Em relação a esses dois exemplos, pode-se perceber que, quando uma das palavras não existe de forma autônoma na língua, em geral, não se usa o hífen. (...) Quando ambas existem de forma autônoma, usa-se o hífen.
Após a reforma ortográfica, a forma correta passou a ser autorretrato, sem hífen e com a consoante "r" dobrada. ... O falso prefixo "auto" somente é separado do segundo elemento por hífen nos casos em que este inicia por "o" ou "h".
O elemento "porta" costuma causar muitas dúvidas em relação ao uso do hífen. Porém, "porta" não é um prefixo, mas uma forma do verbo "portar". Assim, o substantivo composto por este elemento deve ser sempre grafado com hífen. Portanto, o correto é porta-retratos, com hífen.
Dá-se o nome de autorretrato, quando o retratista procura descrever o seu aspeto e o seu carácter, revelando o que captou da expressão mais profunda de si mesmo. ... Alguns artistas afirmam que existe sempre algum temor em cada autorretrato, pintura, fotografia ou escultura.
Retrato pode ser uma foto, uma imagem de uma paisagem ou de uma pessoa que não seja a do autor do retrato. Já a imagem de um autorretrato é a imagem que o artista faz de si mesmo.
É inquestionável que a primeira opção é a mais utilizada entre os falantes da língua portuguesa, muito embora ela seja uma palavra de origem inglesa. A palavra selfie é uma abreviação do termo selfie-portrait, que significa — adivinhe você — autorretrato.
Resposta. Pinturas, fotografia, Técnica mista (O uso de esboços, carvões, colagens e fotografia, misturados com tintas e outros meios de comunicação, fornecem versões diferentes de auto-retratos) e simbólico.
Podemos trabalhar com tiras de papelão ou cartolina guache. Se for papelão, iremos cortar 20 tiras de 3 cm x 21cm, em seguida colaremos todas formando no ponto de união cada uma ângulos retos.
Aqui o auto-retrato se torna um meio de expressão, onde o corpo do artista é a própria tela. ... A fotografia, não apenas para o artista, sempre carrega um pouco de nós, mesmo que quando tirada de outra pessoa ou para outra pessoa.
Em tal processo, pode-se notar que existe um suporte (a parede) e uma projeção (o sopro), que como resultado surge uma imagem, uma “pintura não pintada”, uma sombra de uma mão que estava ali (DUBOIS, p.