Como se transformar em PJ? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Para trabalhar como pessoa jurídica, o primeiro passo que o profissional precisa dar é abrir uma empresa e possuir um CNPJ – um número único e que irá identificar a sua empresa. Para isso, é preciso procurar um cartório ou uma junta comercial (o órgão depende da atividade que você vai exercer).
Quais as desvantagens de ser PJ?
Falta de benefícios A PJ não tem seguro-desemprego ou contribuições ao FGTS para sacar em caso de necessidades financeiras imprevistas, como uma doença. Por isso, tenha um bom planejamento financeiro ao optar por se tornar uma Pessoa Jurídica e acumule uma reserva de emergência mais robusta do que a de um celetista.
É melhor ser CLT ou PJ?
A principal diferença entre CLT ou PJ é que no regime CLT você possui uma série de benefícios e carteira assinada, o que é mais seguro e estável, porém você terá um salário líquido menor. No regime PJ você recebe um salário líquido maior, porém deverá pagar por todos os benefícios do seu próprio bolso.