INSTITUCIONALIZA O ADJETIVO PÁTRIO DO MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ O Prefeito Municipal de Balneário Camboriú, Estado de Santa Catarina. ... 1º Fica institucionalizado como adjetivo pátrio para as pessoas nascidas no Município de Balneário Camboriú, a denominação "balneocamboriuense".
Recinto público onde se pode tomar banho.
Quem nasce em Itajaí é itajaiense, ou então é carinhosamente chamado de peixeiro. Pelo fato de ser uma cidade com muitos pescadores e ser às margens do rio, a cultura peixeira cria gírias, hábitos e jeitos próprios de se comunicar.
Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do Brasil
Quem nasce ou reside na cidade de Goiânia é chamado de Goianiense. O estado Goiás possuí uma área total de Km² e está localizado na Região Centro-Oeste do Brasil. A capital do Estado Goiás é Goiânia. Quem nasce ou mora no Estado Goiás é chamado de Goiano.
Capixaba. Quem nasce em Vitória é vitoriense. Contudo, o termo "capixaba" passou a ser empregado para quem nasce ou mora no Espírito Santo. "O termo 'capixaba' se relaciona a uma plantação ou roça cultivada por índios.
Origem do termo Capixaba Os índios que aqui viviam chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca. Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.
Quem nasce em Tocantins é tocantinense.
Vasco Coutinho desembarcou na capitania em dia 23 de maio de 1535, desembarcando na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento. Como era oitava de Pentecostes, o donatário batizou a terra de Espírito Santo, em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.
Sem acesso direto ao mar, a ligação com o Oceano Atlântico se faz principalmente através dos estados vizinhos da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, com os quais se limita.