Itacoatiara possuí uma área total de 8.
Lista dos 27 bairros, distritos e localidades no município de Itacoatiara (AM)
O “novo” aniversário de Itacoatiara bate de frente com os 139 anos calculados e comemorados pela prefeitura em abril deste ano.
Lista dos 27 bairros, distritos e localidades no município de Itacoatiara (AM)
175.
Municípios
Cidades
Limita-se com os municípios de Presidente Figueiredo, Careiro, Iranduba, Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Novo Airão. Manaus possui a quarta maior área urbana do país com 427 km², segundo dados da Embrapa divulgados em 2017. É a maior área urbana por município das regiões Norte e Nordeste.
Distância entre o Manaus e as principais cidades
Amazonas
Estado do Amazonas
tropical úmido
Conhecida como a Paris dos Trópicos, devido a sua intensa modernização durante o Ciclo da Borracha (período de grande crescimento econômico e social no Brasil), Manaus fica bem no meio da Floresta Amazônica.
Durante um certo período Manaus, foi muito conhecida por "Paris dos trópicos" , pois, lá em Manaus, tinha uma riqueza muito grande, recursos minerais abundantes, animais exuberantes, plantas/flores/árvores encantadores, porém foi a borracha ( produzida pelo látex ) mais essencial para isso, pois poderia ser totalmente ...
Em 1848, a Vila da Barra foi elevada à categoria de cidade, com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro, para receber em 1856 o nome de Manáos, em homenagem à nação indígena dos Manáos (Mãe dos Deuses), considerada o mais importante grupo étnico habitante da região, reconhecido historicamente pela sua coragem e valentia ...
Para ajudar a catequizar os índios, os portugueses resolveram erguer uma capela, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que virou padroeira do lugar. A pequena povoação foi crescendo e em 1832 surgiu a Vila de Manaus. Finalmente, em 1848, no dia 24 de outubro, a vila se tornou uma cidade.
O núcleo urbano, localizado à margem esquerda do Rio Negro, teve início com a construção do Forte da Barra de São José, idealizado pelo capitão de artilharia, Francisco da Mota Falcão, em 1669, data que foi convencionada a usar como o nascimento da cidade.
Manaus foi fundada em 1669 a partir de uma fortificação para fixar presença lusitana e resguardar a entrada da Amazônia Ocidental das invasões estrangeiras, sobretudo de holandeses e espanhóis.
Manaus foi a primeira cidade do Brasil a ter energia elétrica pública, sendo Buenos Aires a pioneira da América Latina. Algumas pessoas oferecem esse título à cidade de Campos, no Rio de Janeiro, porém lá a energia provinha de combustível e não de transformadores como em Manaus.
Em Manaus não é diferente, árabes, judeus, ingleses, alemães, polacos, italianos e portugueses contribuíram para a formação da cidade, que ficou conhecida historicamente como a Paris dos Trópicos.
Basicamente, desenvolviam o cultivo da mandioca e a pesca, promoviam um intenso comércio intertribal e moravam em habitações amplas e arejadas, feitas de troncos de árvores e cobertas de palha.
A medida visava promover a ocupação dessa região e elevar o nível de segurança para manutenção da sua integridade. Um ano depois, em 15 de agosto de 1968, por meio do Decreto-Lei Nº 356/68, o Governo Federal estendeu parte dos benefícios do modelo ZFM a toda a Amazônia Ocidental.
A Zona Franca de Manaus é um polo industrial criado pelo governo brasileiro na região amazônica com o objetivo de atrair fábricas para a região e promover uma maior integração territorial no Norte do país. Atualmente, existem mais de 600 empresas instaladas em seus domínios.