Quais são as técnicas mais utilizadas pelo terapeuta cognitivo-comportamental?
Então, o primeiro passo para iniciar o processo da reestruturação cognitiva é identificar quais são os pensamentos distorcidos que o paciente tem, o auxiliando a aumentar a consciência sobre sua própria cognição. Isso pode ser feito por meio de técnicas de exposição e até relaxamento.
Crenças subjacentes: são expressas em regras, normas e premissas que governam a forma de relação do indivíduo com o mundo e constituem estratégias desenvolvidas para lidar com as crenças nucleares. Desde que essas regras sejam atendidas, não haverá problemas.
Outro conceito da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), refere-se as crenças que são pensamentos “tão fundamentais e profundos que as pessoas frequentemente não os articulam, sequer para si mesmas; (...) são consideradas (...) como verdades absolutas” (Beck, et. al., 1993, p.
Crença e pensamento disfuncionais são duas palavras que usamos muito na terapia Cognitiva Comportamental. ... O não se considerar capaz é um pensamento disfuncional, ou seja, que não funciona e que precisa ser questionado.
Comumente realizamos comportamentos que são vistos como disfuncionais, principalmente por serem mais danosos a nós mesmos do que benéficos. Esses comportamentos são realizados e repetidos com certa frequência e às vezes nem percebemos que o fazemos, ou não percebemos que eles são tão maléficos assim.
As DISTORÇÕES COGNITIVAS são basicamente maneiras distorcidas de processar uma informação, ou seja, são interpretações enviesadas do que nos acontece, criando diversas consequências negativas.
Significado de distorção Ato de distorcer. [Eletricidade] Deformação de um campo elétrico ou magnético. Radiotécnica. Falta de fidelidade na reprodução dos sons.
Distorções cognitivas são pensamentos que fazem com que os indivíduos percebam a realidade de maneira imprecisa. São padrões de pensamento tendenciosos que interferem no processamento cognitivo, comprometendo a interpretação das situações cotidianas influenciando o modo de pensar, sentir e agir.
Quais são as 13 principais distorções cognitivas?
Na Psicologia, aqueles pensamentos errados que temos a respeito das pessoas, do mundo, do futuro e de nós mesmos são conhecidos como Distorções cognitivas.
Uma das técnicas mais usadas no atendimento clinico para mudar os pensamentos disfuncionais é questionamento socrático, onde o paciente é ensinado a modificar suas crenças através de perguntas formuladas por parâmetros racionais, até que este seja capaz de ir gerando um pensamento alternativo muito mais adaptativo.
Para mudar o seu padrão de pensamento trabalhe a mente com repetições, afirmações positivas. Isso o fará mais poderoso. Repita para si mesmo em todos os momentos: “Eu sou feliz”, “eu me amo”, “sou cercado por boas pessoas”.
Abaixo listei algumas dicas de como evitar que os pensamentos automáticos atrapalhem o seu dia a dia, seja no viés pessoal ou profissional.
Existem algumas formas para fazer isso. Uma técnica simples e prática é aliar afirmações, visualizações e sentimento. Primeiro você cria afirmações para o propósito específico. Afirmações são frases que você repete para si mesmo como forma de gravar na mente algo que gostaria.
Confira Os 7 Passos Para Equilibrar Corpo e Mente
Dicas de como ter o domínio sobre o poder da mente
Experimente algumas das nossas sugestões e veja o que funciona melhor para si e para a sua mente.
Dicas para controlar a ansiedade e manter a mente mais leve
5 atitudes que afastam os pensamentos negativos
Assim, uma dica que damos é: quando se sentir um pouco confuso, sem saber como agir em alguma situação, reserve um espaço no seu dia para organizar as ideias e (anotar é bem importante) quais são suas prioridades, o que é preciso fazer mais rápido, o que pode esperar um pouco.
A confusão mental – ou névoa mental – não é uma reconhecida como uma doença. Porém, é muito comum, especialmente em períodos de tensão e estresse como o cenário proporcionado pela pandemia do novo coronavírus. Desse modo, os sintomas podem incluir: problemas de memória, falta de clareza e dificuldades em se concentrar.
Geralmente, temos sentimentos confusos por alguém simplesmente porque ela nos faz lembrar de determinada pessoa. Dessa forma, inconscientemente, temos expectativas exageradas ou até mesmo "designamos" determinada qualidade para uma pessoa com base nas experiências que tivemos no passado.