Maloca – do Tupi Guarani moro-oca=casa de gente.
Kaxixerimi = banana-prata Kiripema = pó mágico que provoca medo Kohoroxithari = grupo yanomami do rio Maturacá Kokema = pretérito perfeito de koo = chegar Komixi = palmeira Kona-kona = formiga preta Korori-kehi = tavari, árvore de cujas cinzas, com um processo de lixiviação, se extrai um produto que se usa para ...
Em tupi-guarani, OKARA significa "praça central da aldeia", o ponto de encontro da comunidade.
Oca: Do tupi guarani “oka” – cobrir, tapar, roca – casa do bicho.
Pará (1): Do Tupi Guarani para(ba)= vario, multicor.
A estrutura da oca é feita de galhos de taquaras e de troncos de árvores. A cobertura é feita de palha ou de folhas de palmeira. As ocas são bastante resistentes, podendo durar até quinze anos.
Normalmente aprendemos nas escolas, na televisão e em alguns livros, que os índios vivem em casas chamadas de ocas que, juntas formam aldeias, normalmente em formato de círculo. Isso não está incorreto, mas existem vários outros tipos de habitações indígenas que você vai conhecer aqui!
Oca é uma habitação típica dos povos indígenas. A palavra tem sua origem na família linguística tupi-guarani. ... As estruturas das ocas são bastante resistentes, pois elas são construídas com a utilização de taquaras e troncos de árvores. A cobertura é feita de folhas de palmeiras ou palha.
Oca é a típica habitação indígena brasileira. O termo é oriundo da família linguística tupi-guarani. As ocas são construções de grandes dimensões, podendo a chegar a 30 m de comprimento. ... Não possuem divisões internas ou janelas, apenas uma ou poucas portas e servem de habitação coletiva para várias famílias.
Significado de Cara substantivo feminino Parte anterior da cabeça, da testa ao queixo; rosto, face: aluno com espinhas na cara. Aparência exterior de alguém; fisionomia, semblante: cara de irritação.