O MODO VERBAL caracteriza as várias maneiras como podemos utilizar o verbo, dependendo da significação que pretendemos dar a ele. Rigorosamente, são três os modos verbais: INDICATIVO, SUBJUNTIVO e IMPERATIVO. ... Alguns autores, no entanto, as denominam FORMAS NOMINAIS DO VERBO.
Os Modos Verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam:
Presente do indicativo: Eu estudo muito. Pretérito imperfeito do indicativo: Eu estudava muito. Pretérito perfeito do indicativo: Eu estudei muito. Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eu estudara muito.
Dá-se o nome de modo às várias formas assumidas pelo verbo na expressão de um fato. Em português, existem três modos: Indicativo - indica uma certeza, uma realidade. Por exemplo: Eu sempre estudo.
O modo é uma categoria gramatical associada ao verbo que se exprime através de sufixos de flexão. Por exemplo, na forma verbal , -sse- é o sufixo de flexão que dá a informação de modo conjuntivo e de tempo pretérito imperfeito.
Os modos verbais estão relacionados ao estudo dos verbos, classe de palavras variável que admite flexão de número (singular e plural), pessoa (primeira, segunda e terceira), tempo (presente, pretérito e futuro), voz (ativa, passiva e reflexiva) e modo (indicativo, subjuntivo e imperativo).
Os modos verbais indicam a posição da pessoa falante face a ação verbal. Os verbos podem ser utilizados de diferentes maneiras, conforme a significação que se quer transmitir. Existem três modos verbais: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo.
1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.
Resposta: a) "Ter" é um verbo transitivo direto, pois rege complemento sem preposição (quem tem tem alguma coisa).
A diferença entre tem e têm é simples: o primeiro se usa no singular e o segundo no plural. Dessa forma: Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.