Não é preciso muito estudo, materiais caros, nem morar em uma casa super espaçosa para praticar a Literacia Familiar: só é preciso garantir o contato com os filhos, que deve começar já durante a gestação, conversando com o bebê ainda na barriga da mãe, e se estender até o final da adolescência.
Outro sentido atribuído pelos pais, diz respeito, mais uma vez, ao aspecto afetivo. Eles descrevem que a escola deveria dar mais atenção e carinho aos filhos, ter menos alunos por professor para um atendimento mais individual, ter 'mais cumplicidade' e maior capacidade de mediar relações problemáticas entre colegas.
É a instituição que fornece o processo de ensino para discentes (alunos), com o objetivo de formar e desenvolver cada indivíduo em seus aspectos cultural, social e cognitivo. A palavra escola vem do grego scholé, que significa "ócio" - o mesmo que “lazer ou tempo livre”.
De acordo com especialistas, o papel da escola além de proporcionar a aquisição do conhecimento, é educar para o convívio com várias pessoas. À família cabe o papel de transmitir os valores morais e a ideologia de vida, e serem firmes quanto a isso.
A escola nos ensina sobre ética e cidadania, além das matérias convencionais, ela nos auxilia a compreender o passado e o presente e dessa forma tomarmos boas decisões a respeito de ambos, é através da escola que conseguimos construir um futuro melhor.
A Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. ... Por meio da Educação, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural.
Resposta. Resposta: “A escola não foi feita para punir nem para exemplar ninguém. Ela foi feita para preparar o homem para a vida futura” ( Z1 ) .
A escola é o lugar onde se pode aprender, ensinar e trocar informações e experiências de vida. O ambiente escolar é composto por salas de aula, parque recreativo, pátio, refeitório ou lanchonete, quadras esportivas, biblioteca, auditório, secretaria, sala dos professores, coordenação e diretoria.
O conceito de infraestrutura escolar vai desde itens básicos, como o fornecimento de água, energia elétrica, manutenção e limpeza dos ambientes, salas de aulas confortáveis com mobiliários adequados e de boa qualidade, banheiros e cozinha, passando por locais de convivência como pátios, parques e brinquedoteca.
O que eu mais gosto na minha escola são os professores, as funcionárias, a secretária e as diretoras. A minha escola é linda. Nela eu vejo amigos todos os dias, os meus colegas, meus professores.
A escola ideal é aquela que oferece os instrumentos e conteúdos essenciais para uma aprendizagem de qualidade necessária para que os indivíduos possam desenvolver plenamente suas potencialidades, possam trabalhar com competência, viver com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento, melhorar a qualidade de ...
A escola dos meus sonhos é aquela em que professores e alunos trocam, naturalmente, seus saberes e, juntos, constroem o conhecimento. A escola dos meus sonhos é aquela na qual provas e testes escritos são dispensáveis, pois todos lá estão por prazer e por isso, de toda forma, aprendem.
A Escola Básica que queremos é aquela em que todos os alunos possam desenvolver o melhor de si, aprender a viver, aprender a criar e a produzir saberes, a relacionar-se com os diferentes, os iguais e ser feliz. ... Como os alunos irão se desenvolver, isso vai depender de muitos fatores.
Familiaridade – Além da cultura de paz e convivência fraterna, para que os objetivos educacionais sejam realmente alcançados é fundamental que o estudante sinta-se confortável e acolhido no ambiente escolar. Integração – Uma educação completa só é viável com a participação efetiva da família.
Uma boa escola deve oferecer a possibilidade de aquisição de conhecimento ao estudante em um lugar onde ele se sinta bem e, por isso, tenha mais disposição para aprender, fazer amigos, se relacionar e explorar a diversidade de experiências à sua disposição.
Os estudantes priorizam boa estrutura física, projetos envolventes; pais procuram um ensino qualificado que prepare o educando à carreira acadêmica e profissional; professores objetivam condições cotidianas pedagógicas e operacionais que proporcionem um processo de aprendizagem satisfatório para todos os envolvidos.
Para um bom gestor, crescer não é o suficiente. É necessário manter o controle e a qualidade do serviço prestado. Ou seja, garantir que a escola esteja oferecendo alto índice de aprendizado e influenciando positivamente todo o cenário ao seu redor.
Fatores intra e extraescolares da qualidade - O conceito de qualidade da educação é “polissêmico”: do ponto de vista social a educação é de qualidade “quando contribui para a equidade; do ponto de vista econômico, a qualidade refere-se à eficiência no uso dos recursos destinados a educação” (Dourado, 2007:12).
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário gratuito, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes ...
A Educação faz a economia crescer. Um relatório da UNESCO mostrou que cada ano adicional de escolaridade aumenta a média anual do PIB em 0,37%. Isso acontece por que, a escolaridade melhora a chance de uma pessoa empreender assim como a chance de conseguir um emprego.
Educação é uma prática social que visa ao desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências. ... Educação, um direito fundamental de todos, perpassa o desenvolvimento humano por meio do ensino e da aprendizagem, visando a desenvolver e a potencializar a capacidade intelectual do indivíduo.
O objetivo da educação na escola pública é atingir a qualidade social para todos e cada um dos seus alunos; garantir de forma sistemática a apropriação do conhecimento acumulado pela humanidade; desenvolver as diversas habilidades; contribuir para o desenvolvimento integral do sujeito histórico; para ter visão de mundo ...
A educação é o caminho assertivo. É ferramenta, arma e um dos pilares mais importantes na construção de um mundo melhor. Talvez muitos ainda não reconheçam o poder que a educação tem de transformação social e cultural na vida de uma pessoa.