A filosofia pode estar presente tanto em uma roda de conversa, ou naquela conversa séria com o parceiro, ou em discussões na sala de aula. Ela pode se discutida em qualquer lugar. Não só discutida, mas também proporcionar reflexão, questionamento sobre o modo como entendemos as coisas e o valor que damos a isto.
É mais fácil fazer perguntas filosóficas pelo fato de um filósofo procurar descobertas a cada momento, e só se descobre procurando, usando a razão e os sentido, perguntando... ... Pois para Sócrates "um verdadeiro filósofo sabe muito bem que ele sabe muito pouco".
Segundo Sócrates, o questionamento é a ferramenta de trabalho de todo filósofo. O filósofo pergunta não porque quer ser chato, mas porque quer saber mais, quer aprender mais, quer ser mais. O filósofo não se contenta com o que está aí. Ele quer ir além, superar-se!
Importante perguntar para desenvolver uma opinião, para aprender algo, para tirá uma dúvida e também para ver que um mundo sem perguntas é mais vazio que uma colcha. O conhecimento é a resposta.
É fundamental a importância do perguntar para a formação do ser humano, visto que é justamente por meio das perguntas que podemos exercitar nossas mentes, capacidade intelectual e obter caminhos aprender a fazer uso da razão.
Para Voltaire, “um homem deve ser julgado mais pelas suas perguntas do que por suas respostas”. ... Para Drucker, “o trabalho mais importante e mais difícil não é encontrar a resposta correta, mas fazer a pergunta certa”.
Significado de Perguntar verbo transitivo indireto Indagar; questionar através de perguntas, questões: pergunte ao professor sobre o assunto; não me pergunte sobre questões pessoais. ... [Antigo] Interrogar; fazer um interrogatório através de perguntas: o juiz perguntou o réu. Etimologia (origem da palavra perguntar).
verbo intransitivo Dar berros. [Figurado] Gritar, vociferar: o pai berrava com o filho. ... verbo transitivo Dizer aos berros, vociferar: berrar ofensas.