O que é Arcadismo: O Arcadismo foi um movimento literário que surgiu na Europa no século XVIII. O movimento foi caracterizado pela valorização da vida bucólica, vivida no campo e com simplicidade. O Arcadismo também valorizava muito os elementos da natureza.
O marco inaugural do Arcadismo foi em 1768, em Vila Rica, com a fundação da Arcádia Ultramarina e a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa. Mesmo não construindo um grupo nos moldes das arcádias europeias, assim é formada a primeira geração literária brasileira.
O arcadismo é uma escola literária que surgiu na Europa no século XVIII mais precisamente entre 1756 e 1825, também denominada de setecentismo ou neoclassicismo. O nome "arcadismo" é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética.
Contexto Histórico O Arcadismo (ou Neoclassicismo) surge em 1756 com a fundação da Arcádia Lusitana: movimento de reação ao Barroco. O Arcadismo procurava restabelecer o equilíbrio, a harmonia e a simplicidade da literatura renascentista, rompida pelo período da contra-reforma protestante.
Arcadismo no Brasil ou Neoclassicismo foi uma escola literária que surgiu no século XVIII através da publicação de “Obras Poéticas” de Cláudio Manuel da Costa e marcado também pela fundação da Arcádia Ultramarina, uma sociedade literária em Vila Rica (MG) influenciada pela Arcádia Italiana, cujos membros faziam uso dos ...
O Arcadismo foi um movimento literário que ocorreu no século XVIII e que foi influenciado pelo Iluminismo e pelo avanço industrial europeu. ... Os escritores árcades são conhecidos por oporem-se ao estilo barroco, inspirando-se em preceitos do Iluminismo.
Resposta. Olá, O iluminismo influenciou o Arcadismo porque seus preceitos foram determinados pela revolução intelectual ocasionada por volta dos séculos XVII e XVIII, o qual trazia como lema: liberdade, igualdade e fraternidade, o que influenciou os pensamentos arcádicos da época na Europa.
Carpe diem: "aproveitar a vida", o pastor, ciente da efemeridade do tempo, convida sua amada a aproveitar o momento presente. Cabe ressaltar, no entanto, que os membros da Arcádia eram todos burgueses e habitantes dos centros urbanos.
O iluminismo foi um movimento que despertou a sociedade à buscar a razão e o intelecto, desprendendo-se da religião. ... No arcadismo, que teve como contexto o iluminismo e as revoluções, o homem deixa de ser atormentado pela culpa religiosa e de contradições e torna-se seguro e decidido, em busca do saber e da liberdade.
Oposição ao Barroco O Arcadismo se opõe ao Barroco, porque é simples e não exagerado como as obras barrocas. A expressão em latim inutilia truncat, que significa “cortar o inútil”, transmite o desejo dos árcades em deixar de lado os exageros - que eles consideram inútil - para manter o equilíbrio nas suas obras.
No Brasil, o Arcadismo chega numa época em que os ecos de liberdade vindos da Europa e dos Estados Unidos provocam um verdadeiro frenesi entre os intelectuais. A independência das treze colônias norte-americanas desencadeia a Inconfidência Mineira, em 1789, e é no interior dela que nasce o arcadismo brasileiro.
O Barroco usa uma linguagem mais rebuscada, usando a ideia do Cultismo (Jogo de palavras). Os autores Árcades utilizam uma linguagem mais simples e direta, com maior foco no equilíbrio e na harmonia dos textos em prosa ou verso.
Pastoralismo ou Panteísmo: o poeta árcade assume um pseudônimo pastoril e reage intelectualmente como um pastor perante seu rebanho, sua amada e a Natureza. Racionalismo e Universalismo: a fé e a crença religiosa são deixadas de lado, o homem assume um comportamento racional, experimental diante do mundo.
O arcadismo buscou retomar aspectos da Antiguidade Clássica e do Renascimento. Por essa razão, também é chamado de Neoclassicismo. A própria palavra Arcadismo deriva de Arcádia que é um lugar da Grécia, que possuía paisagem bucólica.
Em relação à linguagem e forma estrutural das poesias árcades, temos a presença de um vocabulário mais simples, a forma clássica do soneto, o gosto por decassílabos e o a ordem direta da escrita (diferentemente do barroco, que prezava pelos hipérbatos).