Os fármacos agonistas do sistema nervoso autônomo simpático são chamados de simpaticomiméticos por seus efeitos finais serem se- melhantes a ativação dos receptores adrenérgicos pela NE, porém podem ser classificados como diretos (atuarem nos receptores α e β), indiretos (promoverem liberação da NE ou bloqueando suas ...
B2 agonistas São os fármacos simpaticomiméticos mais utilizados no tratamento da asma. Exemplos : Salbutamol, Terbutalina,Metaproterenol, Pirbuterol. Outros Exemplos: Salmeterol e Formoterol ( uma nova geração de fármacos agonistas ) são fármacos de longa duração (12h ) e de alta lipossolubilidade.
Os anti-inflamatórios, por sua vez, devem ser utilizados principalmente para evitar e prevenir as crises agudas. Essas duas classes de medicações são recursos de manutenção e podem ser usados de várias formas: nebulização, spray, comprimido, xarope. Os corticoides são usados para combater a inflamação.
Estes medicamentos estão indicados para controlar a asma a longo prazo, e prevenir crises, devendo ser tomados diariamente:
Em farmacologia, a expressão mecanismo de ação refere-se a interação bioquímica específica através da qual uma droga produz um efeito farmacológico. Um mecanismo de ação usualmente inclui menção de um "alvo" molecular específico no qual a droga liga-se, tal como uma enzima ou receptor.