EQST

Como Ocorre A Complicaço Da Eritroblastose Fetal E Como Pode Ser Diagnosticado O Risco Para O Feto?

Como ocorre a complicação da eritroblastose fetal e como pode ser diagnosticado o risco para o feto?

A Eritroblastose fetal é causada pela incompatibilidade sanguínea do Fator RH entre o sangue materno e o sangue do bebê. O problema se manifesta durante a gravidez de mulheres RH negativo que estejam gerando um filho RH positivo. Para que isso aconteça, o pai da criança precisa necessariamente ter o Fator RH positivo.

Como prevenir a doença Hemolitica do Recém-nascido?

Para evitar a eritroblastose, a mulher deve tomar um soro contendo anti-Rh para destruir as hemácias do filho que entraram em seu organismo. Isso impede que a mãe fique sensibilizada. Nesse caso, a mulher poderá engravidar novamente sem riscos para o feto, mesmo ele sendo Rh+.

Como a eritroblastose fetal pode causar icterícia no Recém-nascido?

Após o nascimento, a criança pode ter icterícia devido ao acúmulo de bilirrubina — pigmento amarelo produzido pelo consumo da hemoglobina, substância liberada na destruição das hemácias — nos tecidos. Esse acúmulo faz com que o bebê fique com um aspecto amarelado em sua pele.

Por que a doença hemolítica do Recém-nascido acontece somente na segunda gestação da mamãe nunca na primeira?

Caso a mãe não tenha se precavido após a primeira gestação, a eritroblastose fetal pode ocorrer. Durante a segunda gestação, se o feto também for Rh”, os anticorpos anti-Rh que a mulher tem em seu corpo identificarão os antígenos Rh do feto e com isso ela produzirá mais anticorpos anti-Rh.

Porque a eritroblastose fetal é mais grave a partir da segunda gestação?

Ela é mais grave pois, depois do primeiro parto, o sangue da mãe entra em contato com o sangue do feto, criando anticorpos contra os antígenos presentes nas hemácias caracterizadas pelo Rh+.

Por que a eritroblastose fetal é uma doença que se manifesta nos fetos somente após a primeira gestação?

Pelo fato de que no primeiro contato, ainda não existe a produção de anticorpos contra os antígenos da mãe, e por conta disso, a mãe pode produzir antircorpos contra o organismo do filho, gerando a eritroblastose fetal.

Quais os riscos existentes para filhos Rh positivo de mães Rh negativo?

Ela se manifesta, quando há incompatibilidade sanguínea referente ao Rh entre mãe e feto, ou seja, quando o fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo....Anemia;

  • Anemia;
  • Icterícia;
  • Deficiência mental;
  • Surdez;
  • Paralisia cerebral;
  • Edema generalizado;
  • Fígado e baço aumentados.

Quando a imunoglobulina está alta?

Por isso, é importante ficar atento aos níveis de IgE: se ele estiver alto, pode ser que você tenha rinite, dermatite atópica ou asma. O valor elevado também pode ser sinal de vermes. A dosagem de IgE deve ser feita de forma direcionada e específica para aqueles alérgenos que estão sendo investigados.