A comissão de vendedor é uma forma de remuneração variável na qual os profissionais de vendas recebem um percentual ou um valor fixo sobre as vendas realizadas.
Se a relação entre o custo de aquisição e o retorno que o cliente traz não está equilibrada, é preciso tomar cuidado com a forma como os profissionais de vendas estão sendo comissionados.
O impacto no comissionamento precisa ser direto, ou seja, o vendedor precisa ser responsável por construir sua remuneração sem depender dos outros – claro, precisa existir compromisso das outras áreas em quantidades de leads a serem passados, coaching dos gestores etc.
Em casos onde o fixo é muito baixo (ou nulo), a empresa tem dificuldades em contratar vendedores, pois outras empresas do mercado oferecem coisa melhor. Nesses casos, ou a empresa contratará:
Nessa situação, aconselho fortemente que você fale com um advogado sobre como proceder, pois, assim, você vai ter o apoio que precisa para não ser lesado e nem se prejudicar.
Mesmo que a empresa ofereça um bom pacote de benefícios, as comissões são o incentivo ideal para a equipe de vendas ou representação. Esses percentuais fazem com que os vendedores ou representantes comerciais busquem resultados cada vez maiores e melhores, o que é determinante para que as empresas tenham mais lucro.
Os rendimentos tributáveis, incluindo salário fixo, comissões de venda, bonificações, gratificações e demais rendimentos, deverão ser declarados se somarem um valor anual acima do valor determinado.
Esses critérios, se bem desenvolvidos, podem ajudar a empresa a formar seus gestores de vendas dentro de casa – o que, de novo, contribui para um plano de carreira na área de vendas.
Conforme regras atuais, a remuneração fixa mensal e as comissões de venda devem ser consideradas no cálculo do valor da hora extra do vendedor.
Nem precisamos dizer o quão problemático é esse modelo de atuação, não é mesmo? Pois é difícil comprometer o vendedor com a qualidade da venda se ele está dependendo da comissão para viver.
Isto é péssimo para o clima organizacional, deixa a equipe insegura e desconfiada com as próximas surpresas desagradáveis. Caso a empresa não tenha outra alternativa, é importante agir com transparência e sem mudanças repentinas. Dessa forma, os vendedores terão tempo para reprogramar o orçamento doméstico.
Trazer, por exemplo, um vendedor que estava acostumado a ganhar R$15k na última empresa, sendo que a média dos vendedores da sua empresa é de R$5k, pode ser um grande risco. Ou você vai perder esse vendedor ou você vai privilegiá-lo e detonar o resto do time.
Por conta disso, existem algumas companhias que tentam praticar modelos de salários fixos muito baixos (ou até mesmo sem salário fixo) para que os vendedores “vivam de comissão”.
Seja uma equipe de vendas ou representantes comerciais, planejamento estratégico e bom senso são aliados de quem precisa incentivar a equipe de maneira criativa. Isso, claro, recompensando quem está trazendo o dinheiro para a empresa — e não só oferecendo o mesmo que se oferece aos outros colaboradores.
Neste método, a comissão é calculada sobre os valores efetivamente recebidos pela empresa. Portanto, se a venda foi a prazo, o vendedor receberá a comissão sobre cada parcela paga pelo consumidor. O sistema é vantajoso para a empresa porque permite maior controle do fluxo de vendas.
Embora a remuneração seja o maior incentivo, há outros meios que podem significar um grande diferencial. O treinamento constante e o alinhamento de expectativas através de conversas francas e abertas com a equipe costumam trazer bons resultados.
Sim! A base de cálculo do pagamento referente às férias do trabalho também utiliza a remuneração integral do vendedor como base.
A comissão pode ser global, quando o valor total é dividido igualmente entre os integrantes da equipe de vendas, independentemente do desempenho individual. Empresas que adotam esse método buscam fortalecer o trabalho em equipe.
Outra opção para comissionar os vendedores é usar uma tabela progressiva com percentuais de comissionamento. A empresa estabelece percentuais diferenciados conforme os resultados obtidos pelos vendedores. Por exemplo: A empresa define a meta de vendas do mês e a comissão de 2%. O vendedor que superar a meta de vendas ganhará 3%. Ou então uma meta global para a força de vendas. Se a equipe superar o valor, todos serão premiados.
Na prática, esse modelo nivela a equipe por baixo. O ritmo será ditado pelos piores vendedores e os melhores serão prejudicados, que logo, não ficarão na equipe. Esse movimento é contrário ao que falamos em nosso artigo sobre máquina de vendas.
Com uma prática diferente, esse é um dos tipos de comissionamento que parece ter relativo sucesso em sua aplicação. Na teoria, ele é eficiente, pois a empresa ganha mais quando todo o time bate a meta e não apenas alguns indivíduos.
Ressaltando que é fundamental avaliar as regras e normas previstas no seu contrato de trabalho ou no acordo coletivo do sindicato, que podem prever casos de estorno da comissão em situações específicas.
44hs
O Vendedor Interno é o profissional responsável por executar atividades relacionadas à venda de produtos ou serviços. UmVendedor Interno é responsável pelas vendas, pela negociação do preço do produto ou serviço vendido, negociação do prazo, das condições de pagamento e dos descontos da venda.
O Vendedor de Loja por ser o profissional responsável por compreender o comportamento do consumidor, realizando o atendimento ao cliente, por meio de técnicas de vendas e negociação, imprimindo sua marca pessoal visando realizar vendas de produto ou mercadoria da loja se relaciona com o Assistente, Gerente, Estoquista ...
Este profissional realiza o atendimento direto ao consumidor, negocia os preços de uma mercadoria, os prazo, as condições de pagamento e os descontos dessa venda. Ele ainda orienta o cliente sobre as especificações dos produtos e/ou serviços, controlar a demanda dos pedidos em estoque e cumpre as meta de vendas.
Vendedora e Atendente de Loja.
25 Formas de Oferecer Bom Atendimento ao Cliente
O que NÃO se deve fazer no atendimento ao cliente
O cliente é a fundação de um negócio e o que o mantém vivo. ... Assim, a excelência no atendimento se faz importante para criar e também manter o cliente, ou seja, fideliza-lo. Um cliente satisfeito além de gerar novas receitas traz consigo novos clientes e mais vendas.
O encantamento de um cliente está relacionado à sua percepção de valor com relação ao produto ou serviço adquirido. ... Isto porque a empresa responsável prestou seu serviço e realizou a venda de forma a oferecer a melhor experiência de compra possível, ou seja, com agilidade e eficiência e de maneira surpreendente.
Os principais erros no atendimento ao cliente