A prática regular de exercícios físicos é a essência da saúde para os idosos; eles atuam de forma aguda e crônica nas mais diversas doenças não transmissíveis. Os exercícios resistidos ajudam na manutenção da massa muscular, na força e na densidade óssea.
O exercício físico regular aumenta a taxa metabólica, ajudando seu corpo a queimar mais calorias e perder peso mais rápido. Além disso, estudos demonstram que a combinação de exercícios aeróbicos com treinamento de resistência é fundamental para maximizar a perda de gordura e a manutenção da massa muscular.
Benefícios da atividade física
10 benefícios da atividade física
Os principais benefícios da atividade física para o seu humano são: melhora na postura corporal, os músculos ficam com melhor tônus, combate o excesso de peso e o acúmulo de gordura, aumento a produtividade, menor propensão às doenças cardíacas, combate o estresse e a indisposição, maior disposição para as tarefas ...
Exercício, seja curto ou longo prazo, ajuda a estabelecer o bem-estar mental, melhorando a autonomia do indivíduo, memória, velocidade de ideias, etc., e promover sentimentos como otimismo ou euforia, enquanto que melhora a auto-estima das pessoas, que produz benefícios em diferentes doenças, como osteoporose, ...
A recomendação do American College of Sports Medicine e a American Heart Association é que todos os adultos saudáveis entre 18 e 65 anos de idade pratiquem atividade física aeróbica de intensidade moderada por, no mínimo, 30 minutos por dia em cinco dias, totalizando 150 minutos por semana; ou de intensidade vigorosa ...
"Uma correta nutrição ajuda a evitar a fadiga, otimiza o período de recuperação, diminui o risco de lesões, além de garantir a correta reposição dos estoques de energia". Para aqueles que praticam alguma atividade física com regularidade, a alimentação é um fator fundamental para garantir um bom resultado.
Independente da atividade, você estará queimando energia e por isso seu organismo precisará de reposição de macro e micronutrientes. Sendo assim, não exclua nenhum grupo alimentar da sua rotina. A alimentação saudável é indispensável para a atividade física, assim como se exercitar é fundamental para a vida saudável.
Uma correta nutrição ajuda a evitar a fadiga, aperfeiçoa o período de recuperação, diminui o risco de lesões, além de garantir a correta reposição dos estoques de energia. Por outro lado, não atingir as demandas nutricionais adequadas pode prejudicar a recuperação pós-treino e comprometer a saúde dos indivíduos.
Associar bons hábitos, como atividade física e alimentação balanceada, é fundamental para adquirir a boa forma. Assim, alimentação saudável e exercícios físicos devem andar juntos. De nada vale uma boa alimentação caso não tenha o estímulo necessário, ou seja, um bom treino.
Um cardápio equilibrado traz diversos benefícios, tanto para o aspecto físico, quanto para o mental. Além de ter mais disposição e energia, uma pessoa com a alimentação saudável é menos suscetível a ter algumas doenças, como: obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes e hipertensão.
A atividade física e a alimentação são dois comportamentos considerados prioritários para a promoção da saúde e prevenção de DCNT em populações contemporâneas 4. A promoção de hábitos saudáveis em crianças e adolescentes possui relevância estratégica e deve ser encarada como prioridade por todos os setores sociais.
Antes da atividade, é bom comer um alimento natural, como um iogurte ou uma castanha. Depois, uma fruta cai bem, mas sem exageros. O melhor para essa atividade é fortalecer a qualidade das grandes refeições.
Alimentos como peito de frango, peixe, leite desnatado, iogurte natural desnatado e ovos são excelentes opções de proteína e podem compor o seu cardápio voltado para o que comer pós treino. Já os carboidratos podem ser pães, arroz ou macarrão, todos na opção integral.
Após o treino, é importante focar em repor a energia e a recuperação muscular. Portanto, o ideal é o consumir alimentos ricos em proteína de boa qualidade, como frango, peixe, queijo branco, iogurte desnatado e quinoa. Além de uma fonte de carboidrato como batata inglesa ou doce, pão integral, arroz ou massa integral.
Proteínas – muito importante para ganho de massa muscular magra
Evitar açúcar e alimentos processados. Evitar alimentos com açúcar e muito processados é importante para não estimular o ganho de gordura no organismo, especialmente porque a dieta para ganhar massa já tem excesso de calorias.
Para quem pratica atividades físicas à noite, o ideal é fazer a refeição do jantar depois do treino. "Arroz, batata, carne, frango, ovos, salada, legumes são boas opções combinadas para quem deseja aumentar a massa muscular. E, claro, se o objetivo é emagrecer, não adianta fazer um pratão depois.
Shake pós-treino de banana com Whey Protein
Ingredientes
Milk shake para ganhar peso: 3 colheres de sopa de leite em pó integral + 2 colheres de sopa de pasta de amendoim + 1 banana grande + 1 colher de sopa de mel.
O indicado é consumir o suplemento (ou até mesmo o café) de 15 a 30 minutos antes do treino.
No café da manhã, almoço ou jantar, a suplementação de vitamina D tem uma melhor absorção quando ingerida com alimentos.
Como tomar e qual o melhor horário? É indicado que a ingestão do multivitamínico seja feita durante uma refeição, como o jantar ou o almoço. Isso porque alguns alimentos auxiliam o organismo a absorver as substâncias. Assim, tomar durante as refeições melhora o efeito do suplemento.