A expressão "nome de fantasia" nada tem a ver com as características químicas ou farmacológicas dos medicamentos. São criados mais em função de uma identificação comercial dos produtos. Nome químico é o nome do composto indicado como substância ativa (responsável pela ação farmacológica) presente no medicamento.
A droga se chama tóxico e seu estudo é realizado pela toxicologia. A palavra droga é conhecida por leigos para indicar substâncias de abuso, tipo cocaína, maconha e outras. A farmacologia médica estuda principalmente a droga-medicamento com os efeitos terapêuticos e desejáveis.
Atualmente, a terminologia droga, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), se refere a toda substância que, pela sua natureza química tem a propriedade de afetar a estrutura e produz alterações no funcionamento do organismo.
São chamadas drogas todas e quaisquer substâncias, naturais ou sintéticas, que modificam as funções normais do organismo de uma pessoa. Também são conhecidas como narcóticos ou entorpecentes. A maioria das drogas tem como origem algum tipo de planta, como a maconha e o ópio.
Para fins desta Lei, consideram-se como drogas as substâncias ou os produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da União.
Além disso, sabe-se que única substância que pode ser considerada porta de entrada para outras drogas categoricamente é o álcool. ... Raramente alguém usa cocaína pela primeira vez sem ter provado alguma bebida alcoólica ou um cigarro de tabaco (Organização Mundial da Saúde, 2018) ².
A longo prazo, além desses sintomas, relacionados às propriedades de cada tipo, as drogas têm potencial para causar problemas no coração, pulmões, fígado e cérebro, impactando diretamente o sistema nervoso e gerando crises de abstinência após períodos maiores em que não são utilizadas.
Saiba quais são as doenças mais comuns causadas pelas Drogas