O comportamento animal inclui todas as maneiras de interação dos animais com outros organismos e o ambiente físico. ... Alguns comportamentos são inatos ou geneticamente programados, enquanto outros são adquiridos ou desenvolvidos por meio da experiência.
A diferença entre homem e os outros animais, é que o Homem é o único capaz de criar símbolos, ou seja, de linguagem objetiva e tal. ... O comportamento humano é racional já o comportamento animal é irracional.
O comportamento animal pode ser definido como a reação do indivíduo frente a sua interação com o ambiente, sendo controlado, principalmente, por mecanismos fisiológicos (CAMPOS, 2000). ... As etapas do comportamento reprodutivo estão associadas, principalmente, à organização social, cortejo, cópula e conduta maternal.
Os animais, na época do acasalamento, isto é, na altura em que se reproduzem, apresentam comportamentos reprodutivos muito diversos, tais como a parada nupcial e as lutas. Também utilizam vários sinais sonoros, olfativos e visuais para atraírem um parceiro sexual.
Partenogênese = Reprodução assexuada / fêmeas se reproduzem sozinhas, não precisam do macho, pois basta ter apenas um gameta feminino. O lagarto é um ser vertebrado que pode passar por esse processo, porém a forma comum entre macho e fêmea é mais fácil de acontecer. (Reprodução sexuada).
A maioria dos lagartos se reproduz botando ovos. As fêmeas da maioria das espécies botam vários ovos de uma vez, mas as de alguns tipos de lagartos põem apenas um ou dois ovos. A casca deles é resistente, lembrando couro. Os lagartos costumam enterrá-los ou escondê-los debaixo de folhas.
A reprodução partenogenética consiste na produção de filhotes sem que haja fecundação do óvulo e estes são, portanto, clones de suas mães. Este tipo de reprodução é muito difundido dentre os insetos. Contudo, o que ainda não se sabia é que isto poderia ocorrer em populações naturais de libélulas.
Strongyloides stercoralis: nematódio de 0,7 a 1,3 mm. É o menor dos nematódeos que parasitam o homem em nosso meio (2 a 3 mm, quando parasitando o intestino humano). Os ovos são eliminados nas fezes da pessoa contaminada, mas a eclosão e liberação das larvas é muito rápida, podendo haver auto-infecção.
A divisão binária ocorre quando uma bactéria duplica o seu material genético e logo em seguida se divide, originando duas bactérias idênticas a ela. Uma bactéria, quando em condições ideais de temperatura e nutrientes, leva aproximadamente vinte minutos para completar todo o processo de divisão.
A reprodução por fissão binária ocorre de forma assexuada, e é realizada por organismos unicelulares. Bactérias além de protozoários realizam esse tipo de reprodução, além das leveduras também.
Os cnidários são animais diblásticos, de corpo bastante simples e que possuem duas formas de vida: pólipos e medusas. O filo Cnidaria representa animais de corpo bastante simples e que vivem em sua grande maioria em ambiente marinho.