Ao olhar o sangue sob um microscópio, é uma mistura heterogênea que consiste em mais de uma fase. O leite é heterogêneo quando visto sob um microscópio, mesmo que pareça ser homogeneidade a olho nu.
Existem dois tipos de misturas: homogêneas e heterogêneas. … Enquanto a mistura homogênea apresenta apenas uma fase, a mistura heterogênea é formada por pelo menos duas fases. Por exemplo, água e óleo é uma mistura heterogênea, pois visualmente conseguimos distinguir duas fases com diferentes características na mistura.
No entanto, se forem apresentadas variações, trata-se de uma mistura. Se você aquecer a mistura de água com sal para verificar o ponto de ebulição, verá que, durante a mudança do estado líquido para o gasoso, a temperatura não permanece constante, como acontece com a água destilada, que se mantém em 100 ºC até que todo líquido vire vapor.
Exemplos: álcool hidratado (mistura de água e álcool), soro fisiológico (água e sal), soro caseiro (água, sal e açúcar), ar atmosférico (mistura composta principalmente dos gases oxigênio e nitrogênio) e ouro 18 quilates (75% de ouro, 12,5% de prata e 12,5% de cobre).
Para separá-las, pode-se usar uma ultracentrífuga. O sangue é outro exemplo de coloide. A seguir, temos uma amostra de sangue que a olho nu parece ser homogênea, mas no microscópio vemos os seus componentes. Na imagem introdutória deste texto, vemos que as suas partículas se sedimentaram com o uso da ultracentrífuga.
Dois exemplos são o sangue e o leite, que a olho nu parecem ter apenas uma fase e serem homogêneos. Porém, ao olhar do ultramicroscópio, vemos que o sangue é composto do plasma (que é a parte líquida), e de glóbulos vermelhos e brancos, já o leite é composto de gordura e proteína em água.
Além disso, é importante ressaltar que elas devem ser homogêneas até mesmo ao olhar em um ultramicroscópio. A olho nu, o leite e o sangue, por exemplo, podem parecer homogêneos, mas no ultramicroscópio vemos que, na verdade, são heterogêneos. Veja a imagem do sangue no ultramicroscópio e as suas fases separadas depois de ter sido colocado em uma ultracentrífuga:
Misturas heterogêneas: apresentam mais de uma fase. O aspecto visual de uma mistura não se limita apenas à percepção a olho nu, mas requer a utilização de aparelhos ópticos como os microscópios. … Sendo assim, o leite é considerado uma mistura heterogênea, porque apresenta duas fases.
Existem, porém, determinados tipos de misturas que se comportam como se fossem substâncias puras durante o processo de fusão ou solidificação (mistura eutética) ou durante o processo de ebulição (mistura azeotrópica). Sobre esses dois tipos de misturas leia o texto abaixo:
Observe que no caso do diagrama da água, o seu ponto de fusão, ao nível do mar, é exatamente igual a 0 ºC, a temperatura não aumenta até que toda a substância mude de estado. O mesmo acontece no seu ponto de ebulição, permanece constante em 100ºC. Já no caso do diagrama da mistura, veja que a temperatura de fusão e a temperatura de ebulição não se mantêm constantes do início ao fim, mas elas ficam em uma faixa de variação de temperatura:
As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. … – Exemplos de misturas heterogêneas: água e óleo, é um exemplo de mistura heterogênea.
Sistemas heterogêneos podem ser uma substância pura em diferentes estados físicos. O vidro tem água e gelo. A água líquida e os cubos de gelo são feitos da mesma substância.
o sangue por exemplo é uma mistura homogênea, porém quando olhado ao microscópio verifica-se que o mesmo é uma mistura heterogênea, sendo constituída por mais de uma fase. O leite a olho nu também aparenta ser homogêneo, mas na verdade ele é um coloide, sendo heterogêneo quando observado ao microscópio.
Sistemas heterogêneos podem ser uma substância pura em diferentes estados físicos. O vidro tem água e gelo. A água líquida e os cubos de gelo são feitos da mesma substância.
Há várias formas de separar misturas heterogêneas, dentre as quais a catação. A catação é um tipo de separação de mistura manual, cujo exemplo mais comum é a retirada de impurezas dos alimentos, tal como cotidianamente fazemos antes de preparar arroz.
O leite é uma mistura homogênea ou heterogênea? Se observamos a olho nu, ficaremos com a primeira opção: homogênea, mas com o auxílio de um microscópico é possível perceber gotículas de gordura em suspensão. Para provar que o leite é uma mistura heterogênea basta aquecê-lo.
Por exemplo, o ponto de fusão e o ponto de ebulição de uma substância pura ocorrem em uma temperatura bem definida. Já os pontos de fusão e ebulição das misturas ocorrem em determinadas faixas de temperatura. Veja abaixo dois gráficos de mudança de estado físico. O primeiro é o da água destilada - uma substância pura - e o segundo é de uma mistura genérica.
O sangue é composto pelo plasma e pelos elementos celulares, que incluem células sanguíneas e fragmentos celulares. O plasma, que é a matriz líquida do sangue, corresponde a 55% do volume sanguíneo, enquanto os elementos celulares ocupam, aproximadamente, 45% desse volume.
É possível afirmá-lo porque tanto no sangue quanto no leite há muitas partículas menores que 100nm e maiores que 1 nm diluídas nas misturas, de forma que é possível formar um sistema bifásico quando as colocamos numa máquina centrífuga, por exemplo.
Existem dois tipos de filtração: filtração simples e filtração a vácuo. Alguns exemplos de aplicação desse processo são para separar o café dos grãos, na separação do leite da nata, filtração da água. Misturas envolvendo gás e sólido podem ser separadas via filtração, usando aspirador de pó.
a)água passando pelo filtro doméstico - Trata-se de uma filtração simples, no qual as impurezas ficarão retidas no filtro e a água passará. ... c)café sendo coado - Esse processo recebe o nome de extração, na qual a água quente irá extrair os componentes necessários do pó de café, formando o café bebida.