EQST

Como Interpretar O FRAX?

Como interpretar o FRAX?

Os resultados do FRAX mostram a probabilidade em 10 anos de uma fratura maior (fratura clínica vertebral, antebraço, úmero e quadril) ou uma fratura de quadril iso- lada. A fratura por baixa massa óssea pode ocorrer por pe- quenos traumas, sendo denominada fratura por fragilidade.

O que é FRAX osteoporose?

Definição: FRAX é um algoritmo com base em computador desenvolvido pelo Centro de Doenças Ósseas Metabólicas de Sheffield e publicado pela primeira vez em 2008. Este algoritmo calcula a probabilidade de fratura a partir de fatores clínicos de risco obtidos facilmente para mulheres e homens.

Para que serve o FRAX?

Dentre elas, o Fracture Risk Assessment Tool (FRAX), desenvolvida pela organização mundial de saúde é a mais utilizada. Este modelo, disponível na internet, estima a probabilidade de fratura de quadril e “fraturas maiores” (fraturas vertebrais clínicas, antebraço, quadril e ombro) nos próximos 10 anos.

O que é a ferramenta FRAX?

A ferramenta FRAX é o primeiro modelo de predição de risco de fratura específico para o Brasil, baseado no método original, tendo sido validado por vários estudos de coorte independentes.

Quando tratar osteopenia frax?

Quando indicar tratamento: O tratamento deve ser indicado para pessoas com história de fratura vertebral ou de quadril; osteoporose na DMO; osteopenia e uma probabilidade calculada pelo FRAX / 10 anos ≥3% para fratura de quadril, ou ≥20% para fratura osteoporótica maior.

O que quer dizer fratura prévia?

“Uma fratura que ocorre por um pequeno trauma é o indicador mais forte de risco de futura fratura. Se isso ocorreu, é porque o osso está frágil. A causa mais frequente de fragilidade óssea é uma doença chamada osteoporose.

Como é feito o diagnóstico da osteoporose?

O principal método para diagnosticar a osteoporose é a densitometria óssea. Esse exame mede a densidade mineral óssea da coluna lombar e no fêmur.

Quando repetir a densitometria óssea?

Um mínimo de dois anos de intervalo é recomendado entre cada densitometria óssea, podendo períodos maiores ser adequado. Também não existem dados para indicar qual a idade apropriada para cessar o rastreamento.

Qual o melhor exercício físico para quem tem osteopenia?

Os treinos de coordenação e equilíbrio também devem entrar na lista de quem sofre com osteopenia, já que podem evitar que quedas e fraturas ocorram. E para finalizar, os exercícios de alongamento, que trazem mais liberdade de movimento.

O que são fraturas por fragilidade?

Fratura por fragilidade é definida pela Organização Mundial de Saúde como "uma fratura causada por um trauma que seria insuficiente para fraturar um osso normal, resultado de uma redução da resistência compressiva ou torsional" 3. Guidelines for preclinical evaluation and clinical trials in osteoporosis.

Que fatores de risco para baixa massa óssea devem ser avaliados na anamnese?

Durante a anamnese, deve-se pesquisar sobre os fatores de risco de osteoporose, que são principalmente: inatividade física, tabagismo, baixo peso corporal, história de fraturas, uso crônico de glicocorticoides, quedas (incluir demências, alterações visuais e alterações mecânicas), consumo excessivo de álcool, idade ...

Em que faixa de idade se faz o diagnóstico da osteoporose?

Não havendo fatores de risco, a regra é realizar uma primeira avaliação densitométrica em todas as pessoas de mais de 65 anos de idade, e em todas as mulheres de 50 anos que tiveram menopausa precoce. O exame deve ser repetido de um a três anos, dependendo de critério clínico, ou para controle de tratamento.

Quais os achados do exame clínico sinais e sintomas podem ser sugestivos do diagnóstico da osteoporose?

Como a maioria das fraturas vertebrais é assintomática, alguns achados de exame físico sugerem a presença destas: perda de altura (> 4 cm em relação à idade aos 25 anos ou > 2,5 cm em 1 ano); aumento progressivo no grau da cifose torácica; retificação da lordose lombar.

Quanto tempo vale um exame de densitometria óssea?

Em pessoas que apresentam na primeira vez resultado normal ou osteopenia leve, o intervalo para a realização de um novo exame pode chegar a cerca de 15 anos.

Quanto tempo densitometria óssea?

O tempo de exame é de cinco minutos para a coluna e o fêmur. Quando é avaliado o corpo inteiro, chega a 10 minutos. Dependendo do paciente, a densitometria óssea é realizada a cada um ou dois anos. Porém, pode ser feito em intervalos menores, dependendo do nível de perda óssea.