Características da voz reflexiva A principal característica da voz reflexiva é que o sujeito gramatical é ao mesmo tempo o agente e o paciente da ação, ou seja, o sujeito gramatical ao mesmo tempo pratica e sofre a ação verbal. Eu me penteio sempre antes de sair de casa. Ele se cortou com a tesoura.
A voz passiva sintética é formada por um verbo transitivo direto (ou direto e indireto) na terceira pessoa (do singular ou plural) mais o pronome “se” (apassivador). A voz passiva analítica é formada pelo verbo auxiliar (ser ou estar) mais o particípio de um verbo transitivo direto (ou direto e indireto).
A voz passiva sintética (ou pronominal) é uma variante desta última, na qual se omite o agente da ação (valorizando-se o sujeito paciente, receptor da ação) e se emprega o verbo na forma ativa acompanhado do pronome "se".
A voz reflexiva é a voz verbal na qual o sujeito da oração executa e recebe/sofre a ação verbal simultaneamente. Uma das particularidades da voz reflexiva é a presença obrigatória de um pronome oblíquo átono (pronome reflexivo). São eles: me, te, se, nos, vos e se.
Resposta. Resposta: Os dois dois FALARAM-SE rapidamente.
A voz passiva é a voz verbal que indica que o sujeito da oração sofre ou recebe determinada ação, em vez de praticá-la.
Voz ativa é quando o sujeito da frase está realizando uma ação. ... nessa frase o sujeito "eu" que realizou a ação de cortar a grama. Voz passiva é quando o sujeito está recebendo uma ação. por exemplo; O carro foi lavado.
A voz ativa e a voz passiva em inglês: os princípios básicos Da mesma forma como em português, usamos o auxiliar to be + o particípio passado do verbo principal para formar uma frase na voz passiva. “O gato” é o sujeito da frase na voz ativa, e vem antes do verbo.