Orações reduzidas são aquelas que não são introduzidas por conjunções e que possuem verbos nas suas formas nominais: infinitivo, gerúndio e particípio. São, assim, diferentes das orações desenvolvidas, que são introduzidas por um pronome ou conjunção e que são formadas por um verbo no indicativo ou no subjuntivo.
Orações subordinadas reduzidas são orações subordinadas nas quais não há conectivo, e o verbo se encontra numa forma nominal. Podem ser classificados em três tipos, conforme a forma nominal em que se encontra o verbo.
É muito simples: as orações reduzidas são aquelas que perdem a conjunção (que costuma servir de elemento de ligação entre orações) e passam a ser introduzidas por verbos nas suas formas nominais. ... Lembrete: as formas nominais do verbo são infinitivo, gerúndio e particípio.
Orações subordinadas desenvolvidas opõem-se às O. S. reduzidas. São caracterizadas por começarem com conectivo (conjunção subordinativa adverbial ou integrante, locução conjuntiva e pronome relativo) e portarem verbos flexionados em qualquer tempo do modo indicativo, subjuntivo ou imperativo.
Gramática. As orações subordinadas desenvolvidas e reduzidas se caracterizam por traços específicos. ... Em face desses pressupostos, como há a presença da conjunção integrante, afirmamos que se trata de uma oração subordinada substantiva desenvolvida.
Para transformá-las em orações adjetivas reduzidas, temos que colocar o verbo em uma de suas formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio).