Em uma série de isoeletrônicos, onde os átomos e íons apresentam mesma quantidade de elétrons, terá o maior raio o elemento que tiver menor número atômico (Z) ou menor quantidade de prótons.
2) (UERJ/1997) Sou o átomo Y de maior raio atômico do 3º período da classificação periódica e formo com os halogênios (X) os sais do tipo YX. Eu sou representado pelo. seguinte símbolo: imbalo.
Como consequência disso, o telúrio atrai mais forte os elétrons e fica com o raio MENOR. Então o Sb, que está menos atraído, ficará com o raio maior. Respondendo então: Sb tem MAIOR raio que o Te.
Resposta. Quanto maior o raio atômico, mas fácil será "arrancar" seu elétron, como o raio do sódio é maior que o do lítio,vemos que esse terá menor energia de ionização. ... Como o lítio se localiza acima do sódio, vemos que sua energia de ionização é maior.
Resposta. Os elementos de maior raio atomico são sempre aqueles que estão mais pra baixo e mais pro canto esquerdo da tabela periódica, portanto, o elemento K tem maior raio atomico porque é da familia 1A (primeira fileira) da tabela periodica.
O potencial de ionização é uma propriedade periódica, pois quanto maior o tamanho do átomo ou do raio atômico, ou seja, quanto maior for o número atômico, menor será a energia de ionização, porque os elétrons estarão mais afastados do núcleo e a força de atração entre eles será menor.
A carga nuclear de um átomo é dada pelo número de prótons do núcleo deste átomo e é chamada número atômico (Z).
Se o átomo do elemento perder ou ganhar elétrons, ele se tornará um íon e a sua carga deve ser expressa do lado direito na parte superior: ZAXcarga. Se o átomo perdeu elétrons, ele ficará com carga positiva e é um cátion. Por outro lado, se ele ganhar elétrons, ele ficará com carga negativa e será um ânion.