Simmel trata neste texto, ao menos em minha compreensão, da relação entre o indivíduo e a metrópole, da influência da grande cidade moderna na personalidade e na vida mental dos seus habitantes. ... A cidade exalta a liberdade do indivíduo face aos grupos de pertença, liberdade sem amarras.
Blasé é um adjetivo do idioma francês, que classifica a atitude de uma pessoa cética, apática ou indiferente. O termo "atitude blasé" foi conceituado pelo sociólogo alemão George Simmel e apresentada pela primeira no livro "The Metropolis and Mental Life".
adjetivo Que expressa indiferença em relação aos demais; que é indiferente a tudo: comportamento blasé; aparência blasé. Que ficou insensível; que perdeu a percepção sensorial. Que não demonstra interesse; desinteressado. [Por Extensão] Que tende a estar entediado; que demonstra tédio.
As atitudes de reserva, descritas pelo sociólogo George Simmel, representam mecanismos de defesa psíquica frente ao bombardeamento de informações da vida urbana.
A intensificação da vida nervosa é uma das muitas características da vida no mundo contemporâneo, que é marcada por publicidades e estímulos sensoriais (visuais, sonoros, olfativos) que fazem com que os habitantes das cidades operem em um "registro especial", de modo que a vida psíquica é extremamente acelerada e os ...
Segundo Georg Simmel, a sociedade é produto das interações entre os indivíduos (concebidos como atores sociais). ... Concebendo a sociedade como produto das interações individuais, Simmel formula o conceito de "sociação" para designar mais apropriadamente as formas ou modos pelos quais os atores sociais se relacionam.
Simmel entendia o dinheiro como um agente de socialização e um meio de interação social. Na visão de Simmel, o dinheiro é meio e expressão de relações e dependências recíprocas entre os indivíduos, gerando uma cumplicidade na qual a satisfação dos desejos de um está sempre ligada à do outro.
Em seu texto «A Metrópole e a Vida Mental», Georg Simmel (1858-1918) relaciona os problemas da vida moderna com a luta da individualidade com as forças sociais, históricas, culturais etc. ... Nesta, o ritmo da vida e do conjuntosensorial de imagens mentais flui mais lentamente, de modo mais habitual e mais uniforme.
Poluição, trânsito caótico, barulho excessivo, falta de tempo e excesso de compromissos. Viver em grandes cidades é estressante e pode afetar a saúde. Em contrapartida, essa é a principal oportunidade para quem quer construir uma carreira no mercado de trabalho e estudar em reconhecidas universidades, por exemplo.
O objeto principal de análise de Georg Simmel, não é nem o individuo, nem a sociedade em si: todo o seu interesse norteia a interação criadora entre esses dois pólos: a produção da sociedade pelos indivíduos; e a conformação permanente dos indivíduos pela sociedade, constitui, neste sentido, a matriz fundadora do ...
Atualmente, os grandes centros urbanos brasileiros são espaços dotados de tecnologias em rede e diversos serviços para atender a crescente população. Os centros urbanos começaram sua rápida ocupação quase que concomitantemente à difusão das indústrias pelo território nacional. ...
A vida no campo é marcada por locomoções a pé, a cavalo, longas caminhadas, inclusive em terrenos ingrimes. O trabalho é mais braçal e feito em pé, o que possibilita estar em movimento o tempo todo; Entre outros.
Esse sociólogo tratou a Sociologia como a ciência que estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na … vida em sociedade. Esse autor passou a formular os primeiros conceitos e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias.
Simmel foi um observador e crítico do seu meio social, refletindo sobre a cultura moderna de forma histórica e crítica. Para ele a sociedade existe a partir de interações, da relação sujeito/objeto. Pensou e analisou fenômenos estruturantes da modernidade, como a economia monetária e a divisão do trabalho social.
A figura do estrangeiro, em Simmel, é, portanto bastante inspiradora e socialmente rica. Ela mantém o grupo original em permanente processo de alteridade, indicando pelo mesmo movimento quão fugaz é a noção de identidade social em processos sociais dinâmicos.
O estrangeiro é aquele que viaja e se estabelece no destino. Ele não pertence ao novo grupo, não se enxerga como um membro, os membros desse novo grupo não o enxergam como tal, mas ele é um elemento do grupo. Mesmo os indivíduos que não são queridos por um grupo, não são tratados como iguais, fazem parte dele.
O estrangeiro é uma figura recorrente na História, assumindo as faces de conquistador, escravo, prisioneiro, soldado, missionário, aliado, comerciante ou viajante. Nos dias de hoje, a sua presença continua despertando o interesse, em particular da economia e da política.
substantivo masculino Natural de outro país; aquele que nasceu num país ou nação diferente daquele onde nascemos: muitos estrangeiros visitam o Brasil. O que não pertence a uma região, cidade, estado, classe, meio, grupo, família; forasteiro, estranho. ... Etimologia (origem da palavra estrangeiro).
Na bíblia não encontramos o termo migrante, é usado o termo estrangeiro ou estranho. Ser estrangeiro significava ser visto como ameaça e viver ameaçado.
No ponto de vista do país em que a pessoa chega para viver, o migrante é denominado imigrante, já do ponto de vista do país que ele deixou, o migrante é denominado de emigrante, por exemplo: “No Brasil, os primeiros imigrantes russos foram os revolucionários da infortunada revolução russa de 1905.”
O estrangeiro residente no Brasil goza de todos os direitos reconhecidos aos brasileiros, nos termos da Constituição e das leis. Sempre que lhe for exigido por qualquer autoridade ou seu agente, o estrangeiro deverá exibir documento comprobatório de sua estada legal no território nacional.
Quem é considerado não residente: saia do Brasil em caráter permanente, na data da saída, ou após ter decorrido 12 meses consecutivos de ausência, se não fizer a Comunicação de Saída Definitiva do País (que é obrigatória).
O ESTRANGEIRO que se encontre no Brasil poderá solicitar sua inscrição/alteração CPF em qualquer unidade de atendimento da Receita Federal, apresentando seu Passaporte, com Tradução Juramentada das páginas que contêm os dados de identificação, se for o caso.
COMO SOLICITAR AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA
A autorização de residência é concedida ao imigrante que pretenda trabalhar ou residir e se estabelecer temporária ou definitivamente no Brasil, desde que satisfaça as exigências de caráter especial, previstas na Lei de Migração e seu regulamento.
O estrangeiro que desejar regularizar sua situação no Brasil ou pedir a segunda via de seu registro, deverá realizar os procedimentos descritos na página http://www.pf.gov.br/servicos-pf/imigracao/cedula-de-identidade-de-estrangeiro/regularizacao-migratoria-e-2a-via.
Entenda cada um desses documentos a seguir.