Outros alimentos ricos em fósforo são: cereais, leguminosas, frutas, chás e café. Queijos: 100 gramas de queijo prato, por exemplo, fornece toda quantidade de fósforo necessária no dia. No entanto, de sempre preferência aos queijos brancos, como o minas, pois são menos gordurosos e mais saudáveis.
Insuficiência renal, uma vez que os rins são responsáveis por eliminar o excesso de fósforo na urina, ficando, assim, acumulado no sangue; Uso de suplementos ou medicamentos que contém fosfato; Menopausa.
Sua principal função no organismo é de formação da estrutura óssea na construção e manutenção do esqueleto animal dando suporte aos órgãos e músculos. No osso, o fósforo está intimamente combinado com o cálcio na forma de hidroxiapatita.
O fósforo tem numerosas funções críticas no organismo, está presente em todas as membranas celulares, integra a estrutura dos ossos e dentes, dando-lhes maior solidez; participa ativamente do metabolismo dos glicídios, atua na contração muscular, entre outras funções.
Não são só as carnes: veja verduras ricas em ferro