A terceira geração romântica é conhecida como aquela que aborda temas de cunho social. ... Outros nomes da fase são geração “condoreira”, “social”, ou “hugoana” (em virtude da influência do escritor francês Victor Hugo).
Castro Alves
A segunda geração do Romantismo brasileiro é denominada ultrarromântica ou byroniana. Fortemente influenciada por autores europeus como Goethe e Byron, os escritores desse grupo produziram obras com certo tom pessimista e depressivo.
Álvares de Azevedo é um poeta da segunda geração romântica. Ele nasceu em 12 de setembro de 1831 e faleceu em 25 de abril de 1852. Era um poeta romântico típico, pois se entregou à melancolia, ao isolamento e ao tédio, enquanto vivia e escrevia suas obras.
Segunda Geração Romântica: Mal-do-século As principais características da geração são: o individualismo, egocentrismo, negativismo, dúvida, desilusão, tédio e sentimentos relacionados à fuga da realidade, que caracterizam o chamado ultrarromantismo.
São características da primeira geração do Romantismo brasileiro, exceto: ... O egocentrismo e o individualismo estão entre as principais características da segunda geração do Romantismo no Brasil, representada pelos escritores Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire.
Alternativa “d”. São características da poesia na segunda geração modernista, EXCETO: a) O traço formalizante é o que caracteriza essa geração de poetas. Enquanto alguns buscaram um estilo culto e elevado, outros buscaram uma linguagem essencial, sintética e racional.
São todas características da primeira geração do Romantismo brasileiro, exceto: a) ( ) valorização do elemento indígena, visto como herói nacional.
São características principais do Romantismo na história da Arte, EXCETO: * A-Apego as regras impostas pelas Escolas de Belas Artes. B-Exaltação da nação e da natureza. C-Oposição ao clássico, dando vazão ao sentimento. anacarolineherm está aguardando sua ajuda.
De maneira geral, juntando todas as fases do período, os temas abordados pelos artistas da arte romântica no Brasil, foram:
Arquitetura Gótica é um estilo arquitetônico que, junto com a arquitetura românica e bizantina, foi predominante na Europa durante a Baixa Idade Média (século X ao XV). Sua principais características são as abóbadas ogivais, a verticalidade das obras, as gárgulas e os vitrais.
As características da pintura romântica não eram inequívocas e diferiam por país, mas o tema principal era a imaginação e a expressão subjetiva do artista individual. Muitas vezes a realidade foi representada de maneira um tanto idealizada. A natureza foi experimentada como “animada”.
O estilo surgiu em meados do século XII e foi padrão para as construções até o século XV. O gótico trouxe as famosas abóbadas ogivais. Elas permitiam a ampliação das dimensões laterais e possibilitavam que as construções fossem mais altas e, consequentemente, maiores.
As igrejas seguem um padrão arquitetônico, sendo construções altas e imponentes; A igreja é alta imponente por duas principais razões: representação de poder. crença de quando mais alta a igreja, mais próxima de se estaria de Deus.
A arquitetura gótica foi uma evolução da arquitetura romântica,foram desenvolvidos alguns elementos que ajudaram nas construções góticas,como o arco de ogiva(ou quebrado) e a abóbada de cruzaria,que tornaram-se as principais características do estilo arquitetônico.
Resposta: No sul da França, as catedrais góticas eram frequentemente construídas com tijolos e azulejos em vez de pedra. Eles geralmente tinham paredes grossas e janelas estreitas, e eram apoiados por pilares pesados em vez de arcobotantes.
Principais características da arte gótica Religiosidade. Dinamismo. Elevações verticais. Iluminação natural.
Considerada uma arquitetura “de paredes transparentes, luminosas e coloridas”, a arquitetura gótica considera o vitral um importante elemento, pois cria uma atmosfera mística que deveria sugerir, na visão do povo medieval, as visões do Paraíso, a sensação de purificação.
A pintura e a escultura gótica Nelas, predominou-se o naturalismo, com figuras mais reais e providas de sentimento. A pintura, por sua vez, foi menos difundida que as demais formas de arte. Isso porque, na época, a tapeçaria e os vitrais eram mais populares.
As principais características da pintura renascentista são o naturalismo, a presença de inovações, muito contraste entre luz e sombra e abordar temas políticos, sociais, econômicos e artísticos. O renascimento foi um período que se iniciou no século XIV, na Itália e depois se espalhou pela Europa.