EQST

Como Feita A Tomografia De Abdome E Pelve?

Como feita a tomografia de abdome e pelve? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como é feita a tomografia de abdome e pelve?

A tecnologia base usada na tomografia computorizada é a radiação ionizante, idêntica à usada em radiologia convencional (raios X ou radiografia). A radiação é emitida por um emissor, fazendo-se com que ela atravesse o corpo humano (neste caso a região pélvica) em direção a um recetor, permitindo assim gerar as imagens.

O que é pelve ou bacia?

A pelve (lat. pelvis = bacia, concha, tigela), ou bacia, encontra-se na cintura pélvica dos Tetrapoda. É composta por uma série de ossos longos (em anfíbios, répteis e aves) ou chatos (em mamíferos), quase sempre apresentando os seguintes componentes: sacro, ílio, ísquio e púbis.

Como é feito exame da pelve?

A ressonância magnética da pelve com contraste é um exame que é realizado em um equipamento que possui ímãs e ondas de rádio. Esse equipamento cria imagens da área pélvica, que fica localizada entre os ossos do quadril.

O que vê na tomografia abdominal?

Tomografia Computadorizada de Abdome Total é um exame diagnóstico por imagem da região do abdominal, incluindo rins, baço, bexiga, parede abdominal, etc. O método é rápido e indolor, e alguns casos necessita de contraste para melhor visualização de alterações.

Quais são os ossos do quadril?

O osso do quadril consiste no ílio, ísquio e púbis que são bem distinguíveis no embrião e se juntam com a idade. O osso do quadril forma o esqueleto da pelve (pelve óssea), junto com os ossos sacro e cóccix. Cada adulto possui um par de ossos do quadril, simetricamente dispostos e ligados entre si pela sínfise púbica.

Quais são as características funcionais da pelve e quadril?

O quadril proporciona movimento e estabilidade ao corpo, atuando de forma sincronizada durante a marcha com toda a musculatura dos membros inferiores, coluna e pelve. Devido ao formato do quadril ser angulado e também lateralizado em relação ao eixo do peso do corpo, este suporta grandes pressões durante a marcha.