Qual o tamanho ideal da cortina da sala? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
- O ideal é que a largura da cortina seja duas vezes o tamanho da janela. Por exemplo: Se a largura da janela for de 1,5 metros, para ter uma cortina com franzimento e gomos definidos, o correto é uma cortina com 3 metros de largura.
Qual é a maneira certa de colocar a cortina?
A cortina deve estar pelo menos na metade do espaço entre o topo da janela e o teto. O ideal é ficar de 5 a 10 centímetros da moldura ou do teto. Ela deve ir até o chão caso não haja nenhum móvel embaixo.
Qual tipo de cortina está na moda?
Cortinas do tipo blecaute estão sempre na moda, e ajudam bastante nesse sentido. Opte por esconder toda a janela e parte da parede, mantendo a privacidade e dando mais estilo ao cômodo. Prefira cores frias, como azul, verde, cinza, azul petróleo, cinza azulado, branco brilhante, magenta, entre outras.
Quando usar cortina curta?
Já as cortinas curtas são indicadas para ambientes que impeça de colocar a cortina longa como quando há um móvel embaixo da janela, ou em áreas molhadas como cozinhas, lavanderias e banheiros. Se for para o banheiro é indicado evitar cortinas de tecido, pois podem vir a mofar.
Qual a medida certa de uma cortina?
Já pra medir a altura ideal, use a trena na altura que instalou o varão ou trilho até a borda abaixo da janela. A cortina deve ser 15 a 20 centímetros mais comprida. Então se sua janela é de 2 X 2m, por exemplo, a medida mínima que a cortina deve ter é 2,20 X 2,20m pra ficar mais esticadinha.
Como usar cortina na porta?
“O ideal é deixar 50 cm de varão a mais em cada lado. Assim consegue-se acomodar o tecido quando as portas estão abertas”, sugere Karin Killingsworth, da Arte Markante. “Rolôs, persianas e cortinas romanas são as opções para quem não dispõe de espaço nas laterais”, diz Lucia Dorsa, da Uniflex.