De forma clara, deve se apresentar qual será a pergunta a ser respondida ou tema a ser tratado pelo seu TCC....Problematização do TCC: Como fazer a sua da forma correta
A problematização tem como finalidade selecionar as principais questões levantadas na prática social a respeito de determinado conteúdo. Essas questões orientam todo o trabalho a ser desenvolvido pelo professor e pelos alunos.
Na concepção de Vasconcellos, problematizar é recuperar o verdadeiro vínculo com a realidade, é possibilitar a formação do verdadeiro conhecimento, de forma ativa e crítica.
A Pedagogia da Problematização parte do pressuposto de que é importante desenvolver nos alunos a capacidade de detectar problemas reais e de atuar como agentes de transformação social, buscando soluções originais e criativas para os problemas.
A problematização inerente ao processo de construção do conhecimento contribui com a evolução da razão, pois desafiam o sujeito a pensar, a investigar para construir uma resposta. Assim, a problematização propicia à razão do sujeito, às razões para que ela possa evoluir.
A Pedagogia de Transmissão parte da premissa de que as idéias e conhecimentos são os pontos mais importantes da educação e, como conseqüência, a experiência fundamental que o aluno deve viver para alcançar seus objetivos é a de RECEBER o que o professor ou o livro lhes oferece.
Ainda segundo LIBÂNEO: “A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos.
Para Libâneo (1994), a didática trata dos objetivos, condições e meios de realização do processo de ensino, ligando meios pedagógico-didáticos a objetivos sócio-políticos.
O planejamento de ensino possui componentes básicos que são: os objetivos, o conteúdo, procedimento de ensino, recursos de ensino e avaliação. ... Esses objetivos são divididos em educacionais e instrucionais.
José Carlos Libâneo é o criador do termo Pedagogia Crítico social dos conteúdos, seus pensamentos estão relacionados à teoria da educação, didática, formação de professores, ensino e aprendizagem, organização e gestão da escola. ... É professor da Universidade Católica de Goiás, no Programa de Pós-Graduação em Educação.
Seguindo a tipologia proposta por Libâneo, dos dois enfoques acima derivam três concepções distintas de gestão escolar: a concepção técnico-científica, expressão do enfoque científico-racional, a concepção autogestionária e a concepção democrática-participativa. Estas duas últimas tributárias do enfoque crítico.
Libâneo também relata o papel social da educação e como seus conteúdos objetivos são determinados pelas sociedades, política e ideologia predominantes. ... Coloca as ideologias como valores apresentados pela minoria dominante, politizando a prática educativa e demonstrando o seu envolvimento com o social.
Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica.
Os pressupostos da pedagogia progressista caminham no sentido de propiciar que o aluno questione os conceitos transmitidos pelas instituições escolares. ... Consiste em desenvolver atividades de ensino, nas quais, o centro do processo não é o professor, mas o aluno que se torna sujeito de seu aprendizado.
A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. ... Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual.
Verificado por especialistas. A pedagogia progressista está diretamente ligada as tendências que elencam as realidades sociais dos alunos. ... A pedagogia liberal, prepara os indivíduos para atuar em sociedade, ou seja, ela se baseia nas aptidões de cada aluno, para que ele se adapte aos valores e também as normas sociais.
Libertadora trabalha com a problematização da experiência social, em grupos de discussão. Os conteúdos são extraídos do cotidiano do aluno. Libertaria trabalha com a vivência em grupo. Os conteúdos dão ênfase nas lutas sociais.