Como fazer a pesquisa de satisfação interna?
Como obter a satisfação do cliente
Confira alguns fatores que influenciam na satisfação do cliente:
Para cada questão, deve apresentar uma escala de satisfação para que o cliente possa responder de acordo com a sua experiência (por exemplo: 5 – Totalmente satisfeito; 4 – Satisfeito; 3 – Nem satisfeito, nem insatisfeito; 2 – Insatisfeito; 1 – Totalmente insatisfeito).
Calculando o NPS: Net Promoter Score O Net Promoter Score será a subtração entre a percentagem de clientes Promotores da percentagem de clientes Detratores. Por exemplo: se 75% de seus clientes são Promotores, 15% são Neutros e 10% são Detratores, seu Net Promoter Score será de 65%.
Para calcular o NPS no Excel, as empresas baixam as respostas do questionário na planilha, identificam seus promotores, neutros e detratores e somam o total de respostas de cada classificação. Em seguida, elas usam a fórmula: NPS = Promotores – Detratores/Número total de respondentes.
O NPS funciona porque o usuário possui o poder de recomendar, ou não, produtos e serviços para um amigo ou familiar. Dessa maneira, a pergunta mede a probabilidade de recomendar, e não há um indicativo maior de satisfação dos clientes do que recomendar uma empresa para pessoas queridas.
Em geral é considerado para bench os seguintes parâmetros: NPS Excelente – entre 75 e 100. NPS Muito bom – entre 50 e 74. NPS Razoável – entre 0 e 49.
Net Promoter Score é uma métrica que tem como objetivo medir a satisfação e lealdade dos clientes com as empresas. Organizações de todos os portes e lugares do mundo utilizam o NPS por ser um método prático e eficaz durante as pesquisas periódicas realizadas com seus clientes.
É a sigla para Net Promoter Score: uma metodologia criada em 2003 pela Bain & Company, para mensurar o quão bem as empresas estão lidando com seus clientes ou pessoas com as quais interage.
O sistema NPS fornece uma porcentagem com base na classificação dos respondentes: de detratores a promotores. Por isso, para calcular a porcentagem, siga estas etapas: ... Agora, subtraia a porcentagem total de detratores da porcentagem total de promotores: o resultado é sua pontuação do NPS.
NPS é a sigla para Net Promoter Score, uma métrica apresentada em 2003 por Frederick F. Reichheld em um artigo da famosa Harvard Business Review. A proposta central do autor é que apenas uma pergunta precisa ser feita para mensurar a satisfação de um cliente com a empresa.
O NPS serve para avaliar a satisfação e a lealdade dos clientes em relação a uma companhia, independentemente de seu porte. Em linhas gerais, essa metodologia examina o quanto um cliente recomendaria uma empresa, seus produtos e/ou serviços para seus amigos, familiares e conhecidos.
O NPS funciona porque o usuário possui o poder de recomendar, ou não, produtos e serviços para um amigo ou familiar. Dessa maneira, a pergunta mede a probabilidade de recomendar, e não há um indicativo maior de satisfação dos clientes do que recomendar uma empresa para pessoas queridas.
Para encontrar o indicador NPS, basta pegar o percentual de clientes promotores e subtraí-lo pelo percentual de clientes detratores, como já mencionamos. O resultado desta avaliação e as respostas obtidas definem o nível de lealdade e satisfação dos seus clientes.
O cálculo é realizado a partir da subtração da porcentagem de clientes promotores pela porcentagem de detratores — % clientes promotores - % clientes detratores. O resultado é o NPS. Clientes promotores são aqueles com notas 9 e 10, que promovem e estão bastante satisfeitos com o serviço prestado.
LTV (life time value) é o valor que um cliente retorna ao longo do tempo. É uma métrica valiosa para empresas com venda recorrente ou com repetição. O LTV permite avaliar o valor viável para CAC (custo por aquisição de cliente).
Duas das mais importantes são o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e Lifetime Value (LTV). Esses indicadores fornecem uma visão geral do desempenho do negócio e contribuem para o planejamento comercial, permitindo potencializar as ações que resultam em mais receita para as organizações.
O valor vitalício do cliente é uma representação numérica do lucro líquido que você acredita que pode ser atribuído a um determinado cliente durante seu relacionamento com ele.
Veja abaixo a fórmula de cálculo do CAC: