A elaboração de uma avaliação ergonômica requer um convívio direto com o ambiente de trabalho, a fim de colher registros das diversas situações envolvidas e dos comportamentos adotados pelos trabalhadores. Desse modo, podem ser necessários alguns dias de observações.
A medida padrão de uma porta é de 60cm de largura, a qual se deve acrescentar, pelo menos, 10cm quando as portas são abertas. No corredor – Para corredores compridos, não deixar passagem menor do que 80 cm. Existem alguns imóveis com 60/70 cm, o que dificulta a passagem de móveis.
De acordo com esses valores, a mesa das mulheres deve ter 65 cm. Já para os homens, a altura deve ser de 70 cm. As normas também estipulam as dimensões do assento e apoio do braço, que também são indispensáveis para a ergonomia organizacional. Para as mulheres, o recomendado é 47 cm e 26 cm, respectivamente.
entre 65 cm e 70 cm
A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, a iluminação, os ruídos e a temperatura, que geralmente são conhecidas como agentes causadores de males na área de saúde física e mental, mas que o estudo procura traçar os caminhos para a correção.
O laudo ergonômico é um documento que é elaborado após a solicitação por parte de um juiz em causas trabalhistas. Por meio dele, o magistrado pode identificar qual é a estrutura oferecida pela organização, verificando se há condições que podem causar danos à saúde do trabalhador, gerados por doenças ocupacionais.
O laudo ergonômico/AET é um documento obrigatório para as empresas cujos funcionários estejam expostos a riscos decorrentes de esforços físicos. Esses esforços podem ser por levantamento e transporte de cargas pesadas, por consequência de esforços repetitivos ou, ainda, por posturas inadequadas, entre outros fatores.
Deve constar na AET - Análise Ergonômica do Trabalho: A determinação do conteúdo de tempo, o conteúdo das tarefas e o levantamento de materiais. Informações sobre transporte de cargas e descarga de materiais e o modo operatório.
A Análise Ergonômica do Trabalho segue os parâmetros da norma regulamentadora NR 17 e, de modo geral, é composta por:
Dicas para implementar o comitê de ergonomia
7) Quais os pilares para o processo de implantação da Ergonomia nas empresas? - Apoio da Alto Direção da empresa; - Participação dos trabalhadores; - Treinamento de ergonomia para todas as chefias e empregados; - Eficácia do serviço médico; Estruturação administrativa para acompanhar os problemas e as medidas ...
A resposta correta é a letra D, que aponta que é evidencia o início da implantação da ergonomia dentro de uma empresa é a assinatura de declaração de princípios de atuação ergonômica, o que mostra a implementação de uma visão de otimizar as condições de trabalho.
Algumas ações que podem ser aplicadas nas empresas, são: ginástica laboral, intervalos e equipamentos que estejam de acordo com as normas do NR 17 (Ministério do Trabalho), como: cadeira, suporte monitor, suporte para notebook, suporte antebraços, apoio para os pés, tapete ergonômico antifadiga.