Assim que separar os brigões, espere os gatos se acalmarem separadamente e depois de comportados, dê um petisco para eles relacionarem ao bom comportamento. Não ofereça o petisco durante ou logo depois da briga, isso pode fazer com que ele ache que a recompensa é por causa da briga.
O ideal é manter uma caixa de areia a mais que o número de gatos, acomodadas em locais diferentes da casa. Além disso, espalhar arranhadores, potes de água, locais de descanso e tentar alimentar cada gato em seu cantinho.
Por que os gatos se estranham? São diversos motivos possíveis, mas talvez o principal seja por causa do ambiente. Gatos são animais muito territorialistas, então a chegada de um novo bichinho no seu espaço pode representar uma ameaça. Além disso, um outro aspecto da personalidade dos felinos é ser apegado à rotina.
Coloque petiscos ou guloseimas para gato, patê úmido ou qualquer outro alimento gostoso no ponto de encontro, assim eles podem associar a presença de um novo gato com grandes doses de alimento, algo muito positivo. Não force a situação. Se eles não querem se aproximar um do outro, deixe que sejam eles a decidir.
A princípio, deixe os gatinhos em cômodos separados. Não mexa com o gatinho mais antigo, deixe as coisas dele onde sempre estiveram. Coloque a caixa de areia, cama, água e comida do novo amigo em um lugar separado. Mas não o abandone nesse cômodo, vá visitá-lo a todo momento, faça carinho, brinque.
Mantenha a calma e observe seus gatos. É normal que a adaptação demore um pouco, mais ou menos três semanas porque seus gatinhos vão precisar de tempo para se conhecerem e acostumar com a novidade. Lembre-se durante todo esse processos é importante que você sempre converse com o veterinário dos seus gatinhos.
Coloque o gato novo dentro da caixa de transporte e coloque o outro felino no mesmo ambiente. Com o gatinho dentro da caixa de transporte, deixe que o outro o cheire e que eles se conheçam. Nesse momento, acredito ser muito importante dar uma recompensa, para que as associações sejam sempre positivas.
Uma das formas mais efetivas de apresentar cão e gato pela primeira vez é fazer isso em um ambiente controlado. Não deixe ambos soltos e prontos para saírem correndo pela casa. Isole um dos animais e permita que o outro circule livremente pelo ambiente, sentindo o cheiro do companheiro.
Usando coleira e guia, leve seu atual cãozinho para passear e, durante o passeio, peça para alguém de quem seu pet já gosta para trazer o novo bichinho (também na coleira e na guia). Continue o passeio normalmente, com todos os animais juntos, mas deixe o cão mais antigo andar um pouco a frente do novato.
Dia 1: promova o contato visual entre os cachorros, colocando-os no mesmo ambiente, mas separados por um vidro. Dia 2: com o novato em uma caixa de transporte ou separado por um portão de barreira, permita que eles se vejam e que sintam o cheiro um do outro.
Apresente as pessoas devagar Mantenha o cão na coleira de início, e não o force a chegar perto da pessoa. Deixe que ele leve seu próprio tempo. O principal, ao socializar um cão adulto, é ser positivo e fazer com que cada experiência seja boa com elogios e recompensas.
12 coisas que você nunca deve fazer com seu cachorro
10 coisas que os cachorros amam
Evite alterar a alimentação do filhote nas primeiras semanas. Um filhote de até 3 meses de idade costuma dormir bastante (até 80% do tempo), desta maneira evite acordá-lo com muita freqüência ou pegá-lo de qualquer maneira. Não o deixe sozinho por muito tempo ou próximo a locais barulhentos e repletos de pessoas.
Não leve pra casa um filhote de cachorro com menos de 2 meses (60 dias). A maioria das pessoas tende a levar pra casa o filhote com 45 dias e tem pessoas que chegam a levar um filhote com 30 dias pra casa. ...
6 dicas para cuidar de filhotes de cachorro
O alimento mais importante que os pequenos devem receber logo após o nascimento é o colostro, o primeiro leite produzido pela cachorra. Trata-se de um alimento completo e riquíssimo, que ajuda a constituir a defesa do organismo para proteger o cão de doenças.
Como alimentar um filhote com 45 dias? Antes de dar a ração para o seu filhote apos o desmame, bata a ração no liquidificador, isso é muito importante pois os filhotes são desesperados para comer e podem engasgar com a ração, independente do tamanho.