Como fazer lustre? – Passo a passo fácil
Fio rígido: Desencape uma parte do condutor com auxílio de um alicate desencapador ou um canivete para fazer a derivação do condutor, mantendo sempre os dois cabos juntos envolvendo um ao outro. De maneira que fiquem firmes, finalize a emenda com o auxílio de um alicate universal.
Passo a passo
Com o uso deste conector pode ser feita uma emenda de prolongamento ou uma emenda de derivação. O primeiro passo é decapar os cabos, depois você deve abrir o terminal retirando totalmente a porca de prensar os cabos e em seguida, você deve encaixar os cabos na fenda do terminal, assim como mostra na imagem abaixo.
Fio 10mm rígido usado R$ 5,00 o metro.
Mas se você quer mais garantia, ou seu chuveiro tem mais de 6800w de potencia, ou mesmo se tem mais de dois chuveiros que serão ligados simultaneamente na casa, use cabo flexível 10mm e disjuntores de 50A, que são os recomendados para alimentar todos os eletrodomésticos, iluminação e chuveiro ao mesmo tempo.
A escolha da bitola (grossura) do fio ideal para cada circuito deve levar em conta as cargas associadas a cada circuito. As bitolas mínimas recomendadas são de 1,5mm para iluminação e 2,5mm para tomadas de força. Sobre a Tensão, no Brasil temos 127V e 220V.
Aqui no Brasil, a norma NBR 5410 determina as cores dos revestimentos de acordo com a função do condutor:
O fio 1,5 é utilizado apenas para ligação de lâmpadas. Exemplo: O fio condutor 1,5 para ligar lâmpadas suporta 15 A (ampères) de corrente (veja tabela anterior). Uma lâmpada fluorescente de 100 W está ligada na tensão de fase de 220 V, gerando uma corrente de: 100 W / 220 V = 0,45 A.
5mm²
Usar fio de 0,5mm para ligação dos leds.
Vale lembrar aqui que em relação à bitola desses materiais, o ideal é que para circuitos de iluminação, a seção mínima seja de 1,5mm². Para tomadas de uso geral, mínima de 2,5mm².
O cabo de 10mm suporta 50 A, o ideal seria a utilização de cabo de 16mm, desta forma sua instalação estará adequada, não sofrerá com aquecimento e outros riscos.