Como fazer endereçamento? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Assim o endereçamento ao invés, por exemplo, de ser: Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de São Francisco/MG. O correto agora é: Meritíssimo Juízo de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de São Francisco/MG. (Art. 319, I, do Novo CPC).
Como saber o endereçamento de uma peça?
Indicar agora o juízo e não mais ao juiz. No antigo CPC, no inciso I do art. 282, constava que a petição inicial indicaria o juiz ou tribunal a que seria dirigida a petição inicial. Perceba que deveria constar o juiz, sendo correto o uso do endereçamento: EXCELENTÍSSIMO SR.
Como endereçar petição ao tribunal?
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR.
RELATOR DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SANTA.
CATARINA.
Como fazer endereçamento para Justiça Federal?
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DO ____ JUIZADO. FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO RIO DE JANEIRO. ...
carteira de identidade nº ___________________, expedida pelo ______________, CPF nº
Mais itens...
Como saber a quem endereçar a petição?
Endereçar sua petição ao “Meritíssimo Juízo” Apesar da alteração, se você ainda usa o convencional “Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da… Vara (…)”, ou “Excelentíssimo Senhor Doutor Presidente do Tribunal…”, fique tranquilo.
Como se dirigir ao desembargador na petição?
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DESEMBARGADOR(A) RELATOR DA __ CÂMARA CÍVEL DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ.
Como endereçar para o relator?
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR RELATOR, ENCINAS MANFRÉ, DA 3ª CÂMARA DE DIREITO PÚBLICO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Como fazer solicitação ao Juizado Especial?
Para entrar com ação no JEC é preciso comparecer pessoalmente ao fórum, munido de documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência, e das informações sobre o réu (CPF ou CNPJ e endereço).
Para quem devo dirigir a minha petição inicial?
“A petição inicial deverá indicar o juízo a que é dirigida. Em vez de valer-se da expressão 'juiz ou tribunal', contida no CPC/73, adotou o termo 'juízo', que abrange juízo de primeira instância ou tribunal. A petição inicial deve indicar o juízo e não o juiz.
Como se dirigir ao juiz federal?
Meritíssimo e excelência são os vocábulos mais comumente utilizados e os dicionários comuns chegam a atribuir a meritíssimo o sentido de sinônimo de juiz.
Como saber a competência do processo?
[1] Art. 43. Determina-se a competência no momento do registro ou da distribuição da petição inicial, sendo irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem órgão judiciário ou alterarem a competência absoluta.
Como saber o foro competente TJSP?
O Tribunal de Justiça de São Paulo disponibiliza, em seu portal na internet, um serviço de consulta de competência territorial na Capital. Basta digitar o nome da rua (logradouro) ou o CEP na ferramenta de busca no endereço www.tjsp.jus.br/app/CompetenciaTerritorial para localizar os foros da cidade de São Paulo.