2. Criando o gráfico Curva ABC
A classificação do estoque baseada no custo médio (média ponderada móvel) busca reavaliar os valores do estoque cada vez que um novo item é adicionado. Para isso, consideram-se os valores dos itens mais antigos e dos novos, dividindo o total pelo número de itens em estoque.
O que é a curva ABC? A curva ABC é um método de categorização de produtos, que atua em auxílio ao controle de estoque em uma empresa. Consiste na classificação de mercadorias a partir da sua contribuição ao faturamento, priorizando aquelas que são as mais relevantes para o negócio e não somente pelo maior custo delas.
A curva ABC de estoque é um método muito utilizado na gestão de estoque para classificar e agrupar os diferentes itens de acordo com a sua importância para o desempenho do negócio.
Derivada do princípio de pareto, a curva ABC é um método abrangente de classificação que permite orientar informações, clientes e/ou produtos com relação à sua importância, dividindo os itens em três categorias facilmente distinguíveis. ... A curva ABC pode ser usada tanto para matéria-prima quanto para produtos acabados.
A curva ABC tem como principal finalidade, classificar todos os produtos que compõem o estoque de uma empresa de acordo com o grau de importância de cada um deles. Essa classificação pode ser feita de acordo com os preços de custo ou preços de venda de cada produto do estoque.
Curva de análise XYZ A curva XYZ classifica os materiais tomando como base o critério de criticidade, ou seja, é colocado em análise o impacto que a falta desses itens causa nos processos da organização.
Curva XYZ no Planejamento dos Estoques . A Curva XYZ é menos conhecida que a classificação ABC, mas útil pois permite a análise dos itens com base na sua criticidade no planejamento de demanda e administração dos estoques.
Enquanto a Classificação ABC usa critérios quantitativos e objetivos para determinar a classe de cada item, a classificação XYZ requer a participação de especialistas na avaliação da criticidade dos itens.
Classificar materiais É agrupá-lo segundo sua forma, dimensão, peso, tipo e uso, para não ser confundido com outro e gerar confusão, Deve ser feita de maneira que cada gênero de material ocupe seu respectivo local. Ordenar segundo critérios para que não ocorra a dispersão no espaço e alteração na qualidade.